Perguntas e Respostas

Compartilhe

Apresentamos aqui algumas questões de ordem prática, sobre áreas específicas, com as quais você pode se identificar. As perguntas são selecionadas a partir de dúvidas enviadas por nossos cadastrados e visitantes, ou formuladas por nossa própria equipe.

Atenção: Este é apenas mais um recurso para auxiliar seu ministério. Não se trata de uma seção de “tira-dúvidas” ou consultoria on-line, e sim da exposição de dúvidas frequentes no ministério e liderança cristã. Portanto, você pode nos enviar suas perguntas, porém informamos que não assumimos o compromisso de resposta a todas elas, assim como não garantimos sua divulgação nesta seção.

Categoria:

Gestão de Pessoas

O que é RH ? Como posso fazer uso eficaz de RH para liderança? Que material posso usar para melhor desempenho?

O RH é uma sigla que significa recursos humanos e pode ser visto de diversas formas. Como um departamento ou função é a unidade ou o setor de uma organização (Igrejas, inclusive) responsável pela operacionalização e prestação de serviços ao recrutamento, seleção, treinamento, benefícios, segurança do trabalho, remuneração, rotinas trabalhistas (depto pessoal) etc. Como uma prática podemos dizer que é a política adotada pelas organizações. Já os profissionais de RH são aqueles que trabalham diretamente naquelas áreas citadas acima, ou seja, em todos os subsistemas de RH. 

A respeito de material para melhor desempenho é preciso primeiro definir bem o que quer e onde se quer chegar. Por exemplo: se o objetivo é desenvolver líderes, treine-os e procure descobrir quais ações são inadequadas e quais são adequadas. Nas inadequadas: treine, desenvolva, aperfeiçoe. Para as adequadas: elogie, fortaleça, estimule. 

Neste caso o melhor seria fazer um diagnóstico de necessidade de treinamento e desenvolvimento antes de tudo, pois isto ajudaria a tomar decisões mais focadas nas "necessidades". 

Tendo esta etapa bem clara, o segundo passo é treinar e desenvolver a liderança (primeiro treine e depois desenvolva de forma sistemática as ações direcionadas às necessidades). 

Algumas organizações têm terceirizado todo o trabalho de RH para que a liderança possa focar na "missão da igreja". 

Sintetizando, cremos que o uso eficaz do RH se dará se tiver bem claro a política adotada, a filosofia de trabalho desenvolvida no RH e um bom planejamento. 

Há um autor considerado o mais completo em RH que se chama Idalberto Chiavenato. Ele tem vários livros sobre o assunto. Cremos que um bom título para começar é o Gestão de pessoas - o novo papel dos recursos humanos nas organizações da Editora Campus.

Gestão de Pessoas

Para contratar funcionários na igreja, valem as mesmas técnicas utilizadas nas empresas? Podem ser aplicadas técnicas de entrevista e dinâmica de grupo, por exemplo?

Sem sombra de dúvidas, não somente entrevista e dinâmica de grupo como também testes psicológicos, testes técnicos e questionários específicos. Com a aplicação de técnicas adequadas há menos probabilidade de seleções mal feitas. Os membros da Igreja que se candidatam a vagas como funcionários também têm que conhecer os seus limites e respeitar os outros funcionários como assim fariam em uma outra empresa qualquer.

Há ainda o aspecto profissional que se dá com a implantação de políticas de recursos humanos. A mesma seriedade e diligência que geralmente se vê no trato da área financeira da igreja deve ser usada na gestão de pessoas. Pessoas são a essência de qualquer organização e na igreja não é diferente.

Para que esta seriedade seja percebida e praticada é necessária uma política bem definida para a área de recursos humanos que engloba decisões e práticas estabelecidas a respeito de: recrutamento, seleção, integração dos profissionais na organização, descrição de cargos, benefícios, treinamento, avaliação e demissão.

Gestão de Pessoas

Um departamento de gestão de pessoas na igreja deve ser voltado apenas para as equipes de funcionários ou diz respeito também à gestão de pessoas que trabalham voluntariamente na igreja, como os líderes de célula e ministérios?

É extremamente importante que a igreja estabeleça sua missão, visão e valores. Cada igreja possui suas peculiaridades que a torna diferente das outras. A essência é a mesma, a Palavra de Deus, porém cada uma tem em suas raízes nuances que as diferem das demais.

Assim, enquanto uma igreja de uma determinada região do país entende que a sua visão é alcançar os jovens do bairro onde está localizada, uma outra entende que deve focar em restauração de famílias através tendo seu alvo nos casais.

Veja que o fato da igreja ter uma visão específica como acima mencionado não significa que as outras áreas não serão cobertas. Importante lembrar que a missão e a visão, juntamente com valores e crenças, dão identidade e personalidade a uma organização e assim também é com a igreja. A missão reflete a sua razão de existir e, como já mencionado na pergunta, estará sempre relacionada com a missão que nos foi deixada pelo Senhor na sua Palavra. Já a visão aponta para o destino e expressa o que uma organização ou igreja almeja ser.