Imprensa

Compartilhe

Categoria:

Gestão sem mistério

Liderança, atitude, relacionamentos e capacitação são os temas abordados 

O tema gestão faz muito mais parte de nosso cotidiano do que temos consciência. Do dia-a-dia de uma casa até a vida complexa de corporações transnacionais, somos afetados pela eficácia ou não da gestão financeira, operacional, pessoal e de comunicação, entre outras. Imagine, por exemplo, a realidade doméstica. Desde a logística da alimentação, da moradia e do transporte até os aspectos financeiros que envolvem as entradas e saídas de caixa são facetas de gestão que exigem muito dos "líderes" da família. 

A série Essência da gestão, de John Maxwell, entretanto, concentra-se no principal assunto no que se refere à gestão: pessoas. Elas constituem o coração de toda organização ou comunidade, seja de negócios ou sem fins lucrativos. É seu principal meio e também a grande finalidade. 

Sem maiores preocupações acadêmicas, Maxwell desenvolve seus textos num tom conversacional de agradável e acessível leitura. Seu lastro advém de sua larga experiência de 25 anos como pastor de igrejas locais, seguidos de 10 anos em contato com o mundo corporativo como preletor e consultor na área de liderança. Através de relatos de experiências tanto pessoais quanto de outros líderes, o autor utiliza uma linguagem muito próxima das dúvidas mais presentes que o leitor enfrenta, e tenta responder e organizar idéias que efetivamente o ajudem a tomar decisões para fortalecer seu desempenho. Seu estilo recorrente de apresentar "fórmulas fechadas" deve ser visto positivamente como um recurso didático para assistir ao leitor e não como demasiadamente cartesiano. 

É importante observar que Maxwell tem em mente líderes em geral. Parte do pressuposto que as idéias apresentadas são princípios universais aplicados a empresas, igrejas, governo ou até para a família. Daí vem sua estratégia de abordar os assuntos de maneira ampla e aberta. Apesar de não se utilizar de textos bíblicos, muitos de seus conceitos podem ser facilmente identificados nos personagens das Escrituras. Afinal, utiliza-se de sua experiência pastoral e conhecimento teológico para oferecer alguns conceitos como integridade, valorização das pessoas e liderança servil em uma roupagem gerencial. 

A série é composta por quatro volumes. Em Segredos da liderança, o autor define liderança, identifica características desejáveis para o líder desenvolver e mostra o impacto que a liderança pode exercer em sua vida e na daqueles a quem lidera. Maxwell compartilha como a atitude de uma pessoa afeta seus relacionamentos e propicia, ou não, as condições de êxito ou fracasso em Segredos da atitude . Em Segredos do relacionamento, ensina sobre a importância de tocar o coração das pessoas para que elas possam atingir seu potencial máximo e conduzir a equipe ao êxito. Ele apresenta a família como o ambiente ideal para o "treinamento em relacionamentos", pois serve de base para todos os outros relacionamentos. Por fim, ensina em Segredos da capacitação que líderes bem-sucedidos compreendem que realizações significativamente grandes e excelentes não podem ser alcançadas individualmente, mas através de equipes capacitadas para alta performance. 

Fico com o autor quando afirma que todos têm o potencial de serem excelentes líderes. Isso não acontece da noite para o dia, mas exige muita perseverança. Essa série certamente o ajudará nesse crescimento progressivo, pois fornecerá importantes insights e dicas facilmente aplicáveis ao cotidiano da vida. Afinal, a essência da gestão faz parte do nosso dia-a-dia, mais do que temos percebido.

Resenha de Rodolfo Montosa
Publicada em: abril 2006
Veículo: Revista Seu Mundo (Edição 05, ano 02)