Categoria:

Entrevista com Rodolfo Montosa

Rodolfo Montosa, diretor do Instituto Jetro, fala sobre as mudanças e investimento no novo site, a Internet como canal para a comunicação com líderes e pastores e a aceitação destes à temática trabalhada pelo Instituto.

O que levou o Instituto Jetro a investir em um novo site?

Rodolfo Montosa - Cada vez mais temos sido acessados em nosso site. Percebemos que esse é um canal eficaz para atender as demandas das diversas regiões do Brasil, envolvendo muitos através de artigos, entrevistas e tudo mais. Contudo, nosso formato estava desatualizado, com pouca mobilidade e flexibilidade e com tecnologia desatualizada. Nosso investimento, então, vem para dar melhor atendimento às consultas diárias, ampliando nossos serviços de informação.

Pode-se notar que o site foi totalmente reconstruído, reestruturado. Tanta mudança reflete também alguma alteração de foco ou de propósito do Instituto Jetro?

Rodolfo - Não reflete alteração em nossa missão, mas pode ser visto como um maior foco de atingimento dessa missão. Mesmo sabendo que nem todos os pastores e líderes têm acesso à Internet, esse canal nos permite conversar e passar nossa contribuição em maior escala a custos compatíveis. O direcionamento de conteúdo está mais centrado em pastores, mas atende também líderes de ministérios e pessoas que querem desenvolver suas habilidades e vocação de liderança.

Na sua opinião, a Internet e a linguagem virtual já são bem aceitas e consolidadas entre a liderança cristã brasileira?

Rodolfo - Percebemos pelo aumento das consultas ao nosso site que a Internet vem se consolidando cada vez mais como canal de conhecimento e informação. Cada vez mais os pastores têm se instrumentado com essa ferramenta. Assim seguimos esta estratégia, sabendo que o contato físico, apesar de muito eficaz, é inviável em um país com dimensões continentais como o Brasil.

O Instituto aborda uma temática muito específica, que é a gestão ministerial. Como palestrante e articulista, qual a sua avaliação sobre a receptividade dos líderes a essa temática?

Rodolfo - A temática está mais presente no dia-a-dia do pastor e líder do que muitos ainda percebem. À medida que o assunto vai sendo conhecido, alguns medos e resistências vão sendo deixados de lado e os interessados podem ter acesso a informações poderosas que potencializarão a realização de seus objetivos e vocação. Nosso texto de inspiração (Sl 78.72) lembra que um dos importantes líderes da Bíblia atingiu a estatura de pastorear com o coração e com destreza. O conhecimento sobre gestão e liderança visa aprimorar a destreza dos pastores. Nunca esquecendo que só vale a pena se o coração mantiver-se íntegro.

Para mais informações: falecom@institutojetro.com