Sou como Cristo - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Sou como Cristo

Sou como Cristo


Publicado em 08.11.2016
Porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo (1 João 4.17 - NTLH).

Havia um professor universitário hindu na Índia que, certa vez, identificando que um de seus alunos era cristão, disse-lhe: "Se vocês, cristãos, vivessem como Jesus Cristo viveu, a Índia estaria aos seus pés amanhã mesmo". O Reverendo Iskandar Jadeed, árabe e ex-muçulmano, disse: "Se todos os cristãos fossem cristãos - isto é, semelhantes a Cristo - hoje o islã não existiria mais".

Certa vez o missionário E. Stanley Jones encontrou-se com Mahatma Gandhi, na Índia, e perguntou: "Senhor Gandhi, apesar do senhor sempre citar as palavras do Cristo, por que é tão inflexível e sempre rejeita tornar-se seu seguidor?" Ao que Gandhi respondeu: "Eu não rejeito seu Cristo. Eu amo seu Cristo. Apenas creio que muitos de vocês cristãos são bem diferentes do vosso Cristo". Exemplos assim se multiplicam nos dias de hoje por causa da inconsistência entre a fé professada e a fé vivenciada.

Não adianta me darem uma peça como Hamlet e me mandarem escrever algo semelhante. Shakespeare era capaz, eu não. Também não adianta me mostrarem uma vida como a de Jesus e me mandarem viver de igual modo. Jesus era capaz, eu não. Porém, se o gênio de Shakespeare pudesse entrar e viver em mim, então eu seria capaz de escrever peças como as dele.

A natureza de Cristo 

E se o Espírito Santo puder entrar e habitar em mim, então eu serei capaz de viver uma vida como a de Jesus. Pois é isso que acontece. Ser como Jesus, da mesma natureza e essência, só acontece aos que creem nele, pois recebem o poder de serem feitos filhos de Deus (João 1.12), uma nova pessoa (2 Coríntios 5.17), com um novo coração (Ezequiel 11.19; 36.26). Em outras palavras, recebemos um novo DNA, um novo sistema operacional, um novo chassi, um novo motor, um novo ser, da mesma essência de Cristo.

Quando recebemos sua natureza, no pacote foi instalado em nós uma nova mente, a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16). Por isso, podemos pensar como Jesus. Temos acesso à transformação natural da nossa visão de mundo, nosso ethos, nosso caráter. Entra em ação a Palavra de Deus restaurando nossos pensamentos (Salmos 19.7) no poder regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3.5), permitindo-nos ver o mundo a partir do ponto de vista de Cristo.

Em outras palavras, passamos a ter acesso a uma lente que, quando usada, nos faz ver as coisas de modo distinto, do ponto de vista de Deus, e nos permite responder a tais percepções do jeito que ele faria se estivesse em nosso lugar. Uma nova maneira de ver o mundo promoverá em nós um novo comportamento e seremos capazes de andar como Jesus:

1 -  Andar com prontidão em servir, como disse: Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros (João 13.14).

2 - Andar em seu amor: Andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós (Efésios 5.2).

3 - Andar em abnegação paciente: Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos (1 Pedro 2.20-21).

4 - Andar em poder: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai (João 14.12).

5 - Andar em sua missão: Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio (João 20.21).

Os profetas anunciaram que o mundo se encherá do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar (Habacuque 2.14; Isaías 11.9). Por um tempo imaginei que essa glória fosse ser manifestada como uma névoa se espalhando pela face da terra. Até que, um dia, compreendi que a esperança da manifestação dessa glória de Deus é a presença de Cristo em nós (Colossenses 1.26, 27). Como Jesus é, nós somos.

Vamos viver de maneira completa essa verdade e manifestar sua glória neste mundo.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com 

Leia também
Crítico ou crístico?
A missão de Jesus como modelo para o exercício da liderança
Caráter e Devoção

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/sou-como-cristo.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Sou como Cristo
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários