Sobre a felicidade - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Sobre a felicidade

Sobre a felicidade


Publicado em 16.05.2018
"Uma palavra com tanta emoção que alguém desesperado procura pra alegrar seu coração.
Sai pelas ruas, avenidas e bares da vida, procurando achar um jeito, achar uma saída." Música de Joel e Jonas


O trecho acima faz parte de uma música gospel da década de 1990, mas que resume a maneira pela qual muitas pessoas ainda procuram desesperadamente pela felicidade, recorrendo, às vezes, a meios que as levarão à ruína. Vivemos numa época cujos desafios, fazem os mais velhos tremerem, imaginem os jovens: crises econômicas, crises políticas, desemprego, conflitos armados, ameaça nuclear, desastres naturais, entre outras coisas. Não é de se admirar que diante de tantos fatos catastróficos, alguns se sintam céticos sobre a possibilidade de ser feliz aqui e agora.

Dizem que depressão é excesso de passado e ansiedade é excesso de futuro. O equilíbrio exige vivermos no presente. Mas como viver no presente quando o passado nos assombra e o futuro é incerto? Que tal dar um novo significado às experiências? Por exemplo:

1. Passado: satisfação, contentamento, realização, orgulho, gratidão e perdão.
2. Presente: alegria, calma, entusiasmo, prazer e gratificação.
3. Futuro: otimismo, esperança, fé e confiança.

Parece impossível?

De acordo com o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi: "Felicidade não é algo que simplesmente acontece para cada um de nós. É pelo contrário, algo que nós fazemos acontecer, dando o máximo de nossos esforços."

Aprender a distinguir o que é um contratempo, um revés e uma tragédia também é de grande ajuda. Em um dos conselhos que consta do livro "Ah, se Eu Soubesse", diz que "a maioria das coisas ruins da vida são contratempos. Reveses são mais sérios, mas podem ser corrigidos. Tragédias, sim, são diferentes. Quando você passar por uma tragédia, verá a diferença. Todas as coisas na vida são colocadas em termos de proporção e perspectiva."

"A probabilidade maior é de que o que está te angustiando agora seja apenas um contratempo. Então, relaxe."

A medicina e a tecnologia não serão a solução, apesar de amenizarem o sofrimento. No livro "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade", o autor destaca que "cada nova invenção só aumenta a distância entre nós e o jardim do Éden." O aumento dos casos de depressão e outras enfermidades mentais, bem como do número de suicídios demonstram isso. Em 2002, por exemplo, ano seguinte ao maior ataque terrorista nos EUA, o número de suicídios foi de 873 mil, superando a soma de pessoas que morreram em guerras e crimes violentos (741 mil vítimas de violência humana).

Com vistas a tratar ou até mesmo evitar novas enfermidades, proliferam-se pelo mundo cursos de graduação e até mesmo extracurriculares contendo em sua grade alguma disciplina sobre a felicidade quando não muito o curso todo tem este foco. Considerando que a felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior, estariam as instituições ou até mesmo os profissionais de saúde aptos a tratar de um assunto tão etéreo?

Concluo com uma citação de Eduardo Punset: "felicidade é ausência de medo". Entretanto, para viver sem medo é preciso sentir fé de que a despeito do mar turbulento o navio chegará ao porto seguro. Na publicação Você tem ou sente fé?, o autor afirma que: "A fé é mais poderosa para quem a sente do que para quem a tem. Isto porque quem sente a fé segue agindo com os próprios recursos e investindo o acúmulo de esforços para obter o que pretende."

E você? Sente fé?

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Um sonho que produz alegria
A felicidade da abundância de Deus
Um ano mais feliz

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/sobre-a-felicidade.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Sobre a felicidade
Autor: Ismael Pereira dos Santos

Mais Lidos

carregando...

Comentários