Lei: respeitá-la, ou não? - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Lei: respeitá-la, ou não?

Lei: respeitá-la, ou não?


Publicado em 28.07.2008
Quando o assunto é cumprir a lei elaborada pelo Estado nas suas várias aplicações (civil, criminal, tributária, trabalhista, previdenciária, ambiental etc.), temos muitas posições antagônicas no arraial evangélico. Há aqueles que entendem que devem cumprir integralmente e outros que defender infringir certas obrigações alegando justificativas espirituais.

Dois exemplos na Bíblia me vêm à mente para ajudar nesta reflexão.
 
O profeta Daniel certa vez foi obrigado pela lei a deixar de adorar a Deus. A cilada havia sido preparada por seus invejosos inimigos, contrariando a própria vontade consciente do rei. O fato é que ele infringiu a obrigação legal, mas recebeu a devida conseqüência. Deus apareceu em seu favor para livrá-lo milagrosamente dos efeitos da pena. Parece-me que o descumprimento foi aprovado por Deus.
 
Outro exemplo está na vida de Jesus. Abordado sobre o imposto do templo, Jesus imediatamente orientou o discípulo a pagar. Ao invés de justificar a ineficiência das autoridades, o abuso de poder etc., Jesus simplesmente falou que fosse pago. Ele tinha uma posição clara em sua mente: o que é de César deve ser dado a César. Aqui também temos uma operação de milagre, pois a moeda usada para o pagamento estava dentro de um peixe. Parece-me que o cumprimento foi aprovado por Deus.
 
Em poucas palavras, ouso identificar um padrão: aquilo que afeta diretamente nossa fé deve ser questionado. Aquilo que afeta nosso patrimônio e relações civis naturais deve ser obedecido.
 
Sei que o assunto é complexo e polêmico, mas minha intenção é apenas dar o pontapé nessa discussão. Pense nisso!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/lei-respeitala-ou-nao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Lei: respeitá-la, ou não?
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários