Características marcantes no ministério de Neemias - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > Características marcantes no ministério de Neemias

Características marcantes no ministério de Neemias


Publicado em 08.02.2006

Precisamos ver a liderança de Neemias a partir do contexto da sua administração. Neemias tem diante de si uma tarefa das mais árduas: reconstruir os muros de Jerusalém! Nesse episódio podemos aprender algumas lições sobre como Neemias administrou aquele empreendimento, do ponto de vista da liderança.

1) Neemias preocupou-se com o seu povo. Hanani, um parente de Neemias traz notícias desesperadoras sobre Jerusalém. Seus muros destruídos, portas queimadas e angústia entre os seus habitantes. A notícia balança Neemias que chorou, lamentou, orou e jejuou. Nesse sentido buscou forças fora de si mesmo; identificou-se com os seus liderados; assumiu a responsabilidade para cumprir a sua visão (Neemias 1).

2) Neemias se preocupou com a organização: Neemias colocou seu pedido diante do rei, o que resultou em seu enviou para Jerusalém para reconstruir os muros. Vale destacar a maneira pela qual Neemias fez isso. Ele, como bom líder que era, examinou cuidadosamente a situação com antecedência; motivou as pessoas antes de delegar as atividades e responsabilidades; encheu os seus liderados de esperança em relação à reconstrução (Neemias 2).

3) Neemias e sua liderança diante da obra a ser realizada: os capítulos 03 e 04 do livro de Neemias mostram claramente como ele colocou a obra diante de si, delegando tarefas a grupos específicos. Havia todo o tipo de trabalhadores e o resultado foi surpreendente. Assim, Neemias enxergou o trabalho como meio de se atingir um objetivo específico; não teve medo de delegar responsabilidades; foi capaz de enxergar os obstáculos e vencê-los.

4) Neemias soube enfrentar os ataques pessoais: Os inimigos sempre aparecem! Não foi diferente com ele. Sambalá, Tobias e Gesém tentaram de todas as maneiras tirar Neemias do foco, do projeto que estava comprometido. A primeira tentativa foi uma conspiração de assassinato (6:1-4); a segunda foi a da calúnia (6:5-9); e a terceira tentativa se constituiu numa clara traição (6:10-14). Precisamos aprender aqui algumas lições: 1) O verdadeiro líder não se deixa desencorajar por ataques pessoais injustos; 2) O bom líder se preocupa com a causa em que está envolvido; 3) O líder de Deus não se cansa enquanto não vê a obra das suas mãos concluída.

Podemos dizer que Neemias foi um líder persistente, pois determinou a necessidade, buscou a vontade de Deus, recrutou pessoas, formou uma equipe unida, organizou o trabalho, delegou responsabilidades para a realização do projeto, transmitiu de forma clara a sua visão aos liderados, motivava constantemente a sua equipe, demonstrou aos seus liderados um compromisso profundo com Deus, estabeleceu um exemplo a ser seguido e permaneceu focado, centrado na tarefa de reconstruir os muros. Desta forma, e com tantas qualidades, pode atingir o alvo sem concessões em 52 dias!!!!

Creio que é fundamental analisarmos também a personalidade e os métodos da liderança de Neemias. Em primeiro lugar destaquemos a sua personalidade: 1) Ele era um homem de oração; 2) Ele era um homem de coragem; 3) ele era um homem que manifestou um interesse genuíno; 4) Ele era um homem que tinha uma clara visão do seu projeto; 5) Ele era um homem com decisões firmes; 6) Ele era um homem com muita empatia; 6) Ele era um homem que aceitou as responsabilidades do projeto.

Em segundo lugar, destaquemos os seus métodos: 1) Ele ergueu o moral de seus liderados; 2) Ele foi generoso na apreciação e no encorajamento; 3) Ele tratou imediatamente das causas potenciais das fraquezas quando o povo estava desencorajado por causa do cansaço e desiludido por causa da ambição e usura da parte dos seus irmãos ricos; 4) Ele restaurou a autoridade da palavra de Deus; 5) Ele era hábil na organização.

Aplicação: Eu creio que as características marcantes da liderança de Neemias podem nos ajudar na nossa realidade de ser igreja brasileira hoje. Precisamos de líderes que possuam essas características que citei anteriormente, tanto do ponto de vista da personalidade, quanto da questão dos métodos. O que mais me impressiona em Neemias é a sua capacidade de organização. Talvez esteja aí uma boa dica para os líderes de hoje!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/caracteristicas-marcantes-no-ministerio-de-neemias.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Características marcantes no ministério de Neemias
Autor: Ismar do Amaral

Mais Lidos

carregando...

Comentários