A lenha da perseverança - Reflexão - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Reflexão > A lenha da perseverança

A lenha da perseverança


Publicado em 30.09.2014
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tiago 1.12).


Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma carta dos diretores sugerindo que os pais o retirassem dali, porque ele era "um garoto confuso da cabeça, que não conseguia aprender". A mãe, ex-professora, propôs-se ela mesma ensinar o filho em casa: "Meu filho não é confuso nem incapaz de aprender", disse ela, indignada. A perseverança de sua mãe foi recompensada. Ele estudou e trabalhou com afinco no aperfeiçoamento de diversos dispositivos, como o telefone, por exemplo, e patenteou mais de 1.000 invenções suas, entre as quais, a lâmpada elétrica e o fonógrafo. A perseverança daquela mulher, Nancy, e daquele menino, Thomaz Edison, mudaram os nossos hábitos e influenciaram o mundo de forma profunda e permanente.

Durante nossa peregrinação terrena, aparecerão várias adversidades. Jesus nunca nos enganou a esse respeito. Advertiu que a iniquidade iria se multiplicar e que o amor iria esfriar, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 24.12-13). Em certo sentido, para sermos aprovados, precisamos ser provados (Tg 1.2-4, 12). Jesus deixou bem claro: É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma (Lc 21.19).

Devemos perseverar:
na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão (At 1.14; 2.42), em fazer o bem (Rm 2.7), na tribulação (Rm 5.3), na participação dos cultos públicos e nas células (At 2.46), na graça (At 13.43), na oração (Rm 12.12; Cl 4.2), na integridade do evangelho (1 Co 15.1), na carreira que nos está proposta (Hb 12.1). Somos encorajados por uma galeria de heróis que perseveraram nas provações e venceram pela fé (Hb 11.32-40). Com efeito, temos necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcancemos a promessa (Hb 10.36). Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo (Tg 5.11).

Oração: Querido Pai celestial, agradeço pelas áreas que já tenho conseguido me manter firme, mesmo diante das provações. Peço que me ajude a enfrentá-las quando mais tenho vontade de desistir. Dê-me força e garra para não desistir na caminhada. Em nome de Jesus, amém.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também
Existe esperança
O vinho acabou
Ainda que

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/reflexao/a-lenha-da-perseveranca.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: A lenha da perseverança
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários