Princípios essenciais do ministério - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Princípios essenciais do ministério

Princípios essenciais do ministério


Publicado em 08.11.2016
"Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judeia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento" (At 26.19-20).

A vida ministerial de pastores, missionários e líderes não é algo simples e fácil. São muitos os desafios, demandas e tensões, seja pessoal, de dentro ou de fora da igreja. Alguns princípios para a liderança da igreja de Cristo podem ser elencados. Arival Dias Casimiro - pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, na capital de São Paulo e uma das igrejas que mais plantam igrejas no Brasil - nos trouxe em uma conferência quatro componentes da visão celestial que compartilho aqui:

1. Obediência à visão celestial.
A marca principal que vemos na vida do maior missionário da fé cristã, o apóstolo Paulo, foi a obediência. Na estrada de Damasco, onde ocorreu a sua conversão pelo próprio Cristo, Paulo foi chamado para ser testemunha do Evangelho às nações. Em cada lugar que ele passou teve experiências únicas. Em alguns momentos tinha desejo de ir para um lugar, e foi impedido pelo Espírito e direcionado para outro. Querendo ir para certo lugar, foi impedido por Satanás. Porém, apesar de todos os obstáculos e resistências dos homens e dos demônios, ele continuou firme em chamar os pecadores ao arrependimento e à fé em Cristo, em obediência à visão celestial.

2. A visão das pessoas.
Mateus registra o sentimento de Jesus frente às pessoas que não tinham encontrado a salvação e a paz que só Ele poderia dar: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor" (Mt 9.36). Líderes precisam sentir quebrantamento no coração ao estudar e escrever sobre a Palavra. Precisam ser levados a orar pela meditação das Escrituras. Mas jamais podem ser apáticos e indiferentes à realidade das pessoas. Jesus tinha compaixão delas, pois via a sua verdadeira situação, elas estavam exaustas e aflitas. Elas não tinham a direção certa do caminho. Eram como ovelhas sem pastor. Elas precisam ser pastoreadas. Pode parecer contraditório, mas os líderes necessitam de um coração pastoral. Um coração sintonizado com o coração do Supremo Pastor. O que Deus colocou no seu coração para fazer? A visão de Deus está conectada com a realidade? Deus colocou o desejo de reedificar os muros de Jerusalém no coração de Neemias (Ne 2.12,17)

3. A visão dos recursos.
A compreensão da vocação de Deus e a dinâmica da evangelização e discipulado, através de estruturas e ministérios, demandam recursos financeiros. Muitos projetos e planos podem ficar no coração e/ou no papel por se ver apenas a falta de recursos. Mas algo precisa ficar claro: a obra é do Senhor. O Senhor proverá. A falta de recursos deixa muitos paralisados. Certa feita o rei da Síria entrou em guerra contra Israel. Todas as vezes que montava acampamento contra Israel, Deus avisava a Eliseu e Eliseu livrava o povo judeu. O rei da Síria soube quem era Eliseu e foi à sua procura. Numa manhã, Geazi, o servo do profeta, viu o exército sírio cercando a cidade onde estavam. Geazi tremeu e exclamou, mas Eliseu orou para que ele visse o exército celestial do Senhor. E os soldados sírios foram desbaratados (2Rs 6.15-17). Deus é quem tem levantado os recursos. 

4. A visão do tempo.
Ao evangelizar os samaritanos Jesus traz um princípio importante quanto ao tempo. Os discípulos sabiam que em quatro meses era tempo de colher o que se plantou na terra, mas quando Jesus aplica a colheita às coisas espirituais, Ele diz: "erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa" (Jo 4.35). O tempo de Deus é diferente do nosso. O tempo de Deus é agora.

A missão é do Senhor. A igreja é coadjuvante. O Deus que chama e direciona líderes ao mundo é o mesmo que levanta o sustento e mantém a obra. Obedeça, faça e creia!

Texto originalmente publicado em http://emissional.blogspot.com.br/search/label/ARTIGOS.

Leia também
Coração de líder
Duas vertentes da liderança
Visão transformadora

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/principios-essenciais-do-ministerio.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Princípios essenciais do ministério
Autor: Pr. Robson Rosa Santana

Mais Lidos

carregando...

Comentários