Homem e Mulher: imagem e semelhança - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Homem e Mulher: imagem e semelhança

Homem e Mulher: imagem e semelhança


Publicado em 07.03.2012

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".
Gênesis 1:26-27

Quando Deus criou o homem e a mulher, os fez à sua imagem e semelhança. Feituras de Sua maravilhosa glória. Essa criação foi sonhada e realizada com grande perfeição pelo criador. Sua intenção era proporcionar ao ser humano uma vida digna com respeito e presenteada por um amor puro e verdadeiro.

Porém, a palavra de Deus demonstra outro caminho pelo qual o ser humano se desviou: o caminho do pecado original. Este se iniciou através da mulher e do homem. Esse pecado trouxe várias consequências e com ele a depreciação da mulher, tornando-a um ser inferior e desigual em relação ao homem. Por isso, o mundo foi construído dentro de uma visão patriarcal que ainda perdura nos dias atuais. É o mundo que acredita que os homens são mais fortes, mais inteligentes e superiores à muheres.

Mexer com este assunto, que engloba a questão da mulher como ser integrante e igualitário na sociedade, requer muito cuidado, pois há somente dois times, um a favor da sua integração e o outro contra.

À imagem e semelhança

A grande questão é: Deus criou o homem e a mulher à sua "imagem e semelhança",  isso faz toda diferença. Essa passagem que se encontra no livro de Gênesis 1, é prova de que Deus nos criou como seres iguais. Já com Jesus aconteceu algo ainda maior, Ele quebrou paradigmas, veio para nos libertar do pecado nos salvar através do seu sangue derramado e isso para nos dar uma nova vida, com esse ato de amor iniciou a construção de uma nova sociedade, onde não há distinção entre os sexos, quebrando os preconceitos e decretando uma lei que faria uma sociedade corrupta se transformar em uma sociedade liberta do preconceito dotada de respeito e finalizada em uma digna igualdade. Essa grande e poderosa lei chamada "Amai-vos", é a única com o poder de transformar a todos em um só povo. Mesmo que poucos buscam viver dentro dessa lei, tê-la já é um grande passo.

As indiferenças ainda existem, porém os que fizeram da lei um lema para sua vida passaram a respeitar a mulher como um ser integrante e valorizado da sociedade.  Porém, essa conquista demorou muitos anos, foi somente a partir dos anos sessenta que uma pequena parte da população feminina ganhou espaço demonstrando seu valor e potencial. Hoje são doutoras, advogadas, professoras, jornalistas, políticas, médicas, pastoras e  etc.

Esses atos reais, dos quais foram conquistados com muito suor por algumas e com muita oração, por outras, fazem da mulher um ser que superou obstáculos e que se destaca nas diversas posições sociais que existem. Esta luta pelo seu espaço, não é com a intenção de subjugar o homem e seu papel, mas com o intuito de somar, desenvolvendo seus dons naquilo que nasceu para fazer. Deus criou a mulher da mesma forma que o homem, com inteligência, potencial, dons, sabedoria e sonhos.

Criados para glorificar o seu nome 

Servimos um Deus tão maravilhoso e poderoso que projetou em cada ser vivente algo único e especial, lhes dando capacidade para se tornarem excelentes em tudo que fizerem. Esse maravilhoso ato Divino demonstra que somos, portanto seres herdeiros igualmente de dons, talentos e sabedoria demonstrando assim que a mulher também tem seu valor e lugar na sociedade.

Conquistar o respeito e a confiança foi um grande passo, as mulheres são vistas pelo seu lado materno (que gera respeito), sua dedicação nos afazeres, o cuidado, o lado carinhoso e atencioso, características voltadas ao ser feminino. Com estas características, hoje podemos desfrutar de muitas conquistas, pois comprovaram que a razão precisa do sentimento para se completar.

Hoje as mulheres ocupam papéis de destaque tanto na sociedade como no âmbito eclesiástico, claro que ainda sofrem preconceitos. Porém, a mulher que busca o Senhor, tem feito uma grande diferença, agindo com sabedoria, e sendo honrada e abençoada em tudo que faz.  Por isso, temos visto Deus colocando-as em posições de líderes. Porque todo bom líder é aquele que diz; "minha capacidade vem do Senhor", e essa capacidade é a que muitas mulheres cristãs têm buscado.

Por isso, imagem e semelhança é algo sobrenatural de Deus, somos privilegiados por tão perfeita criação e é essa perfeição que faz homens e mulheres serem iguais diante do nosso Senhor.

Por fim, a honra é independente do gênero e da posição, pois esta é ocupada segundo o seu chamado. Diante da Soberania de Deus somos colocados em posições iguais na sociedade, somos vistos perante o Senhor como seres criados para um único e mesmo fim: "fazer tudo para glória de Deus", ou seja, Glorificá-Lo em tudo que formos colocados para fazer. Por isso, ambos somos valorizados de forma igual e chamados para desempenhar papéis nesse mundo, pois refletimos igualmente a imagem e semelhança do nosso Criador.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Sobre escolhas e rainhas
Mulher: é preciso continuar avançando

Liderança na vida pública e na vida privada
A mulher pastora

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/homem-e-mulher-imagem-e-semelhanca.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Homem e Mulher: imagem e semelhança
Autor: Sibele Pistori da Silva Farias

Mais Lidos

carregando...

Comentários