Davi, o guerreiro da família - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Davi, o guerreiro da família

Davi, o guerreiro da família


Publicado em 13.08.2013

O Senhor disse a Davi: vá atrás dos invasores para resgatar sua família e bens que lhe foram roubados. (1 Samuel 30.8 - trad. livre)

Toda família enfrenta grandes batalhas, razão pela qual toda família precisa de guerreiros. Não foi diferente com a família de Davi e seus companheiros. No primeiro livro de Samuel, em seu capítulo trinta, temos o relato de um episódio muito intenso na vida do pequeno povoado de Ziclague.

Davi e seus 600 homens eram guerreiros profissionais. Perseguidos pelo seu Rei Saul, encontraram atividade para sustento ajudando outros reis em batalhas. Para isso, ficavam muitos dias em viagem. O excesso de trabalho os deixou negligentes com a sua própria casa, pois não havia retaguarda para proteger seus familiares, nem qualquer sistema de alerta quando inimigos se aproximassem.

Profissionais excelentes para o serviço de fora, tornaram-se displicentes e irresponsáveis para os seus mais queridos. Sem guerreiros para defesa do povoado, o exército inimigo dos amalequitas o invade, saqueia e queima, sequestrando as mulheres e crianças (30.1-3). A batalha para resgate de suas famílias é apresentada em três diferentes dimensões.

O primeiro enfrentamento está na dimensão da alma (30.4-6).
Ao chegarem ao povoado destruído e vazio, choraram até ficarem sem forças. Paralisados e desesperados pela dor, os homens começaram a acusar Davi de tudo o que tinham perdido, ameaçando matá-lo a pedradas. Ao invés de juntarem suas forças para enfrentarem o real inimigo, tornam-se inimigos de si mesmos. Assim também, quando nossos lares são invadidos e saqueados, temos a tendência de jogar a culpa em alguém da casa. Pegamos pedras nas mãos, transformamos os mais íntimos em inimigos.

Percebendo esse movimento contrário, Davi rapidamente faz a coisa certa: chama o sacerdote para buscarem juntos a presença de Deus.

Percebe claramente que a batalha tem que ser travada na dimensão espiritual (30.7-8).
A estola sacerdotal representa as armas espirituais eficazes que o filho de Deus deve usar nessas horas: oração intensa, sincera, direta e sem rodeios. Davi fez uma oração reconhecendo que, muito embora fosse um guerreiro experiente, nenhuma de suas batalhas teria sido vencida sem a bênção do Senhor.

Tinha uma dependência total da ação de Deus. Em resposta, o Senhor lhe dá clara direção, fortalecendo-o e animando-o para seguir na batalha. Suas experiências anteriores lhe trouxeram a plena convicção que a oração era sua arma mais poderosa.

Com a bênção e direção do Senhor, restava-lhe ir à luta, enfrentando a dimensão física, prática, concreta, visível da batalha (30.9-19).
Alguns dos homens ficaram para trás. No caminho, Deus lhes dirige os passos, quando encontram um servo dos amalequitas que tinha sido abandonado. Dele recebem todas as informações sobre onde estavam os invasores. Ao chegarem ao local, percebem nova providência de Deus: estavam bêbados, tornando-se alvos fáceis. Vencem a batalha, resgatam suas mulheres, filhos, filhas e seus bens, além dos despojos. Ao regressarem, Davi distribui aos guerreiros desertores parte dos despojos. Não mereciam. Davi só exerceu misericórdia, pois teve plena consciência que tinha sido alvo da misericórdia de Deus.

Assim como Davi, somos ungidos em Cristo como guerreiros de nossa família. Temos um inimigo (João 10.10; Efésios 6.12) já vencido por Jesus na cruz (Colossenses 2.15; 1 João 3.8), que devemos resistir (Tiago 4.7; 1 Pedro 5.8-9; Efésios 4.27), sem covardia (2 Timóteo 1.7), revestindo-nos das armas espirituais (Efésios 6.11ss; 2 Coríntios 10.4), na certeza que seremos conduzidos ao triunfo pelo Senhor (1 Coríntios 15.57; 2 Coríntios 2.14; 1 João 5.4).

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail
artigos@institutojetro.com

Leia também
10 verdades-chave para o casamento do líder
Davi: um pastor de verdade
Governo de Cristo sobre as emoções

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/davi-o-guerreiro-da-familia.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Davi, o guerreiro da família
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários