Ciclo pastoral - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Ciclo pastoral

Ciclo pastoral


Publicado em 04.09.2018
Eclesiastes 3.1-8

"A vida é um eterno ciclo de começos, meios e fins". (Anônimo)

Pastorear uma igreja é, sem dúvida, uma das atividades mais complexas. Ao iniciar o ministério na igreja local, o novo pastor, bem intencionado, almeja imediatamente pôr o seu plano ministerial em prática. Entusiasmado, ele apresenta as suas ideias contando com a adesão unânime de sua equipe de trabalho. Ao ver as suas ideias morrerem na mesa de reunião por falta de apoio, logo desanima e pensa que seu pouquíssimo tempo de pastorado acabou. 

O novo pastor acaba deixando o ministério frustrado e desacreditado, porque não compreendeu o ciclo pastoral e seus estágios. Do latim cyclus, um ciclo é um certo período de tempo. Também se trata da sequência de etapas ou estágios com início, meio e fim. Vejamos os estágios do ciclo pastoral:

Estágio do relacionamento.
Ao assumir o ministério de uma igreja local, o Estatuto, a Ata e os demais acessórios jurídicos fazem do ministro o pastor da "instituição igreja", mas ainda não o fazem o pastor do coração da igreja. Para conquistar o coração das pessoas levará tempo. Por isso, o pastor deverá ser prudente com as suas ações, evitará as grandes mudanças, pois poderá encontrar objeções e rejeições. O rebanho não estará simplesmente rejeitando as suas ideias ou projetos, por mais brilhantes e convincentes que sejam, estarão rejeitando o próprio pastor. Isso acontece porque ele ainda não possui credibilidade suficiente e muito menos o coração de suas ovelhas. Portanto, é fundamental que nos primeiros dois anos, o pastor concentre esforços e tempo em construir relacionamentos e estreitar os laços de amizades. As ações pastorais que se seguem, se observadas nos primeiros dois anos, serão capazes de dar sustentação ao ministério:

 Construir e estreitar relacionamentos
 Fazer visitações
 Promover confraternizações
 Estimular a comunhão
 Fazer o diagnóstico do status quo

Estágio da visão.
A partir do terceiro ano, é imprescindível que o pastor apresente uma direção clara para a igreja. É o momento de construir juntamente com a liderança o planejamento estratégico. É tempo de sonhar, de inovar, de definir as ações, de estabelecer os objetivos. É importante que o pastor compreenda que o envolvimento de todos é muito relevante para a confecção do plano de ação da igreja. Sem a participação de todos, a execução do planejamento ficará comprometida. É obvio que o pastor juntamente com a igreja deverão buscar, através da oração e da Bíblia, uma visão clara daquilo que DEUS deseja fazer em sua comunidade. As ações deste estágio devem contemplar:

 Definir o alvo (deve ser mensurável, exequível, atingível e temporal).
 Indicar as ações (de curto, médio e longo prazo).
 Comunicar e envolver toda a igreja.
 Executar o planejamento.

Estágio do da avaliação.
O sexto ano é o momento de avaliar os resultados, de celebrar as conquistas, de consolidar a visão e de corrigir os erros. Neste estágio se encerra um ciclo para se iniciar outro. É hora de encarar novos desafios e de ir em busca de novas conquistas, juntamente com a liderança da igreja, para estabelecer um novo planejamento estratégico e ações para sua realização. Caso isso não seja feito, a igreja correrá o sério risco de estagnar e perder o que já conquistou. 

O povo de DEUS é movido por desafios. As ações pastorais deste estágio consistem em:
 Avaliar os resultados
 Corrigir os erros
 Contemplar novos desafios
 Estabelecer um novo plano de ação

O ciclo de ação pastoral prevê a duração de seis anos, dividido em três estágios, mas o que determinará o tempo de cada ciclo será a capacidade de influência e ação do pastor, podendo ser concluído em até um ou dois anos antes. O pastor poderá viver vários ciclos ao longo dos anos, na mesma igreja local, ao observar esses princípios norteadores do ministério.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia mais

Características marcantes no ministério de Neemias
10 dicas fundamentais para liderar equipes de alto desempenho
A Igreja e a Excelência

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/ciclo-pastoral.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Ciclo pastoral
Autor: Olavo Vigil

Mais Lidos

carregando...

Comentários