Chaves para uma liderança eficaz - Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral > Chaves para uma liderança eficaz

Chaves para uma liderança eficaz


Publicado em 14.02.2017

Já há algum tempo tenho refletido sobre o tema liderança e tentando encontrar nos expoentes líderes da atualidade as peculiaridades que os fazem se destacar e manterem suas conquistas. Nesta busca, não procurei pelos famosos "segredos da liderança", pois os tais não existem, se assim fora, aqueles que os possuem das duas uma ou guardariam para si ou venderiam e se tornariam milionários sem esforços.

Diante deste dilema, deparei-me com muitos traços em comum e optei por listá-los. Chamei-os de chaves, não apenas pela simbologia implícita na palavra e no objeto que leva o nome, mas também para desmitificar a ideia de que o sucesso na liderança é algo secreto e revelado a poucos. Descobri que o sucesso é para todos que têm coragem, determinação e estão dispostos apenas a abrir as portas e contemplar o tão esperado triunfo neste mundo. Sem mais delongas, permitam-me apresentar alguns destes traços comuns aos líderes:

Moral sem segredos.

O líder que cultiva segredos em sua vida moral em qualquer área, fatalmente irá a ruína! Com isso, quero dizer que a índole do líder deve ser irrepreensível. Ser irrepreensível, não significa esconder algo que fez ou faz a ponto de ninguém poder acusá-lo, mas sim ter uma vida que possa ser exibida sem constrangimentos!

• Honestidade
O líder honesto é aquele que abandona a mentira, o roubo, o engano e a hipocrisia, estas atitudes são deletérias para a vida pessoal e ministerial de um líder. Quem confiará na gestão de alguém com tais características? Lembre-se, a pessoa honesta conquista a confiança de outras pessoas. A liderança é uma vidraça localizada bem na fachada, porém existem vidros transparentes e foscos. Quem se coloca atrás de um vidro fosco procura esconder seus erros.

• Tira água da pedra
Esta metáfora reflete uma habilidade incrível do líder: conseguir recursos dos lugares improváveis. É sabido que a falta de recursos atrapalha o desempenho de alguns líderes, porém, aquele que sabe "tirar água de pedras" mostra sua habilidade em criar oportunidades onde outros desistiriam. Sem dúvida esta é uma habilidade para o líder de sucesso. Para conseguir recursos, usar a criatividade é primordial, pois ela conduz a novos projetos ou eventos, além disso ela tira o líder da zona de conforto, da mesmice e da vida monótona. Na vida só conseguimos sucesso com criatividade e luta. Portanto, são necessários criar e lutar, caso contrário não haverá conquista. Fatalmente este traço nos levará ao 4º traço.

• Ter Boas Ideias

Alguns líderes se frustram, pois acham que suas ideias nunca serão brilhantes como as dos grandes expoentes. Porém, poucos sabem da quantidade de tentativas e dos grandes esforços que estão por traz de uma ideia brilhante. Geralmente ninguém inicia com uma ideia bombástica que acerta logo de principio, inicia-se simples e a cada tentativa e erro elas são aperfeiçoadas. Se eu posso dar um conselho agora seria este: "Quanto mais ideias você tiver, melhores elas serão. Não adianta ter ideias e não colocá-las em prática, é necessário concretizá-las para que não vire utopia".

Permita-me agora mostrar os hábitos de uma pessoa criativa:

• Nunca fecha a porta para a criatividade;
• Aprende algo novo todo dia;
• Sempre tem uma perspectiva ampla das situações e dos fatos;
• Sempre compartilha suas ideias com pessoas positivas.
• Inovador
Inovar pode significar tornar novo; renovar; restaurar; introduzir novidade; fazer algo como não era feito antes. Nesta minha busca compreendi que a inovação depende de pessoas não conformadas com o jeito que as coisas são feitas nos últimos 20 anos. Algumas pessoas gostam de fazer as coisas a moda antiga, mas isto as impede de mudar.

A conformação nos leva a grandes erros:
• Temer o novo;
• Não investir em novos projetos, produtos ou eventos;
• Manter as coisas como sempre foram.

A inovação depende de uma pessoa corajosa com visão de futuro e progresso, comprometida com as necessidades daqueles que estão envolvidos em sua gestão.

Quero agora dar algumas dicas para você começar a desenvolver seu espírito inovador:
• Tenha sempre um projeto novo em mãos;
• Aproveite as oportunidades esporádicas;
• Trabalhe hoje pensando no amanhã.

Claro que este não é um estudo exaustivo, tão pouco posso afirmar que os traços citados são os únicos que marcam a liderança eficaz, porém eles podem fatalmente determinar o sucesso ou o fracasso de alguém que aspira o sucesso ministerial.

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também 
Quais os efeitos de uma liderança eficaz?
Por uma liderança eficaz: se for preciso, mude os métodos!
O fundamento da liderança

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-pastoral/chaves-para-uma-lideranca-eficaz.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Chaves para uma liderança eficaz
Autor: André Barbiero

Mais Lidos

carregando...

Comentários