Liderança Pastoral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Pastoral

Artigos » Liderança Pastoral

  • Oswaldo Luiz Gomes Jacob

    O velho pastor e o jovem pastor

    Paulo chama o jovem pastor Timóteo de -meu filho-. A Tito, ele chama de -meu verdadeiro filho na fé-. É impressionante a lição de respeito por parte de Timóteo e de Tito. Em nenhum momento vemos os dois tratando o velho apóstolo desrespeitosamente.

  • Oswaldo Luiz Gomes Jacob

    Pastores amargurados

    Homens encurvados pelo peso de relacionamentos conflituosos e que carregam seus desafetos nas costas por onde andam. Sabemos que a rejeição e a inveja produzem amarguras profundas. Líderes que guardam ressentimentos não vivem em paz com Deus.

  • Mathias Quintela de Souza

    Somente a Escritura como regra de fé e prática

    Na época que antecedeu a Reforma, o povo não tinha acesso à Bíblia, que ficava sempre escondida. Lutero, por exemplo, descobriu uma cópia acorrentada num convento da ordem agostiniana. Bendita descoberta de Lutero!

  • Marcelo Galhardo

    Sacerdócio universal de todos os crentes

    No Antigo Testamento os sacerdotes ofereciam sacrifícios e intercediam pelo povo. Por muitos anos esta verdade ficou obscurecida e o sacerdócio ou ministério foi destinado a pastores e missionários de carreira, porém essa é a missão de todos os crentes.<

  • Messias Anacleto Rosa

    Somente a Deus toda a glória

    O escritor Dr. W. Tozzer ao se referir à glória de Deus, afirma que ela é semelhante a uma brasa incandescente colocada em nossa mão, passamos logo à frente, procuramos nos livrar dela para não sofrermos uma queimadura.

  • Pedro Leal Júnior

    A certeza da salvação

    Podemos hoje ter, através da pessoa de Cristo, da sua maravilhosa graça, e através da simplicidade da fé, a certeza de que somos salvos. Assim, podemos responder que se o nosso coração parar de bater agora, vamos morar com Deus.

  • Rodolfo Garcia Montosa

    Pilares da nossa salvação

    De fato, toda a iniciativa para nossa salvação vem de Deus. Deus fez isso, pois é rico em misericórdia (coração que se achega aos miseráveis). Não somente se aproximou, mas decidiu demonstrar o favor que não mereceríamos. Isso é chamado de graça.

  • Joacy Alcântara Cabral

    Jesus, nosso amigo mais chegado

    Precisamos olhar com sinceridade para o nosso interior e perguntar: Será que confiamos em nossas próprias soluções, na sabedoria do mundo, na nossa força, e esquecemo-nos da soberania e do poder de Deus?

  • Oswaldo Luiz Gomes Jacob

    Não sou pastor para disputar

    Somos o que somos somente pela graça de Deus. Por esta razão, o ministério pastoral deve ser exercido com graça, amor e misericórdia. Pastores que invejam, disputam, criam animosidade, divisão, maledicência e discórdia não são pastores de fato.

  • Samuel Costa

    O que tenho aprendido no ministério pastoral

    Certamente muitos que se dizem pastores não o são. Pastores têm ovelhas, cuidam delas, oram por elas, sofrem por elas. O que lhes legitima como pastores é o pastorado e não o título à frente de seu nome.

  • Rodolfo Garcia Montosa

    Fundamentos da mansidão cristã

    A mansidão é necessária para esperar o agir de Deus, para não nos deixar dominar pelo medo, para blindar o coração contra as angústias que nos invadem nos tempos de tempestades.

  • Guilherme Ávilla Gimenez

    Força de vontade

    Muitos projetos pessoais ou de terceiros não dão certo porque nos falta exatamente a força de vontade. E quando nos falta essa força, não conseguimos o efeito necessário, seja o comprometimento, a criatividade, a força física e a produção.

voltar    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14     próximo