Os três "Cs" de uma liderança eficaz - Liderança Geral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Geral > Os três "Cs" de uma liderança eficaz

Os três "Cs" de uma liderança eficaz


Publicado em 17.10.2007

Muito se tem falado sobre os aspectos de liderança nesses últimos tempos. Não só no meio corporativo, como também nos setores comunitários, eclesiásticos, no mundo do cooperativismo e do empreendedorismo em geral.

Uma coisa é certa, e todos reconhecem! A liderança é algo de fundamental importância e todos desejam desenvolvê-la de uma maneira cada vez mais eficaz.

Ser eficaz significa fazer as coisas de forma certa, e aí entra a pergunta que inquieta a todos: qual é a forma, a maneira de fazermos as coisas a ponto de alcançarmos melhores resultados?

Buscando junto com você encontrar essas respostas, eu creio que há três aspectos que devemos levar sempre em consideração:

1. Uma liderança eficaz é uma liderança que tem compromisso

Comprometida com a visão e a missão. Independente das circunstâncias, de forma alguma uma liderança que almeja alcançar a cada dia mais eficácia no seu desempenho, nunca poderá abandonar o compromisso, seja qual for o preço a pagar, de não negociar os princípios e valores que dão vida ao negócio. Uma liderança eficaz deve estar comprometida em transformar todo bem de capital e de recursos humanos, a se alinhar sempre com a visão e a missão. Jesus jamais negociou os princípios e valores do Reino de Deus, e sempre manteve-se fiel a visão e a missão que o Pai lhe incumbiu.

2. Uma liderança eficaz é uma liderança que tem coragem

Coragem sempre para quebrar paradigmas. Num mundo em constante transformação, somente uma liderança em constante capacitação poderá ter respostas e coragem para quebrar paradigmas, a fim de não permitir que os negócios venham se engessar e paralisar. Mais do que nunca, hoje mudar é preciso. Mas, para mudar é preciso coragem. Coragem de forma alguma significa ausência de medo, mas sim, ter capacidade e força suficiente para enfrentar e mudar. Lembrando que aqui está um convite a buscarmos não uma auto-ajuda , mas sim uma ajuda capacitadora que só vem do alto.

3. Uma liderança eficaz é uma liderança que tem compaixão

Compaixão significa se colocar no lugar do outro.Toda liderança que busca eficácia deve estar preocupada em se envolver e servir algo que é o maior capital de toda e qualquer organização. As pessoas, sua equipe. Nesse aspecto também, ninguém melhor do que Jesus Cristo para nos ensinar, pois se Ele não soubesse que isso fosse de grande importância e não tivesse se preocupado em desenvolver e servir sua equipe de apenas 12 homens, Sua visão não estaria atraindo até hoje milhões de pessoas em todo o mundo e sua missão não estaria sendo cumprida com tanta eficácia após 2000 anos.

Liderança eficaz é uma liderança transformadora. Transforma e maximiza o potencial de todos, para estar mais comprometida, ter coragem para quebrar paradigmas e compaixão com o seu bem maior. Liderança eficaz é aquela que transforma vidas, para se cumprir a missão hoje e sempre.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Os 4 pilares da liderança pastoral
Pilares para o sucesso profissional 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/os-tres-cs-de-uma-lideranca-eficaz.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Os três "Cs" de uma liderança eficaz
Autor: Marcelo Bueno Ciaca

Mais Lidos

carregando...

Comentários