José, o líder aprendiz. - Liderança Geral - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Liderança Geral > José, o líder aprendiz.

José, o líder aprendiz.


Publicado em 31.05.2010
A boa liderança surge quando há interesse pelo aprendizado. Qualquer pessoa que se mostra curiosa em relação ao conhecimento, possui uma das características fundamentais para a liderança. O líder eficaz - que provoca resultados produtivos para a organização, para os outros e para si mesmo - precisa ter vontade e capacidade de aprender. O conhecimento não torna ninguém líder, mas é a chave do sucesso na liderança. Aquele que lidera não pode atuar sem conhecimento de causa. É preciso saber o que faz para fazer bem feito. E somente sabe o que faz quem tem paixão pelo conhecimento e aprendizado.

A Bíblia relata a história de um jovem sábio que foi posto como governador do Egito justamente por saber o que fazer. Logo no início de sua vida, José enfrentou diversos empecilhos por ter consciência de sua missão no mundo. Entendia que para cumprir com o seu papel precisava romper obstáculos, além disso, devia estar sempre pronto para responder aos desafios que lhe eram impostos.

O próprio Faraó, rei do Egito, reconheceu a habilidade de José e o considerou um homem tão criterioso e sábio que entregou em suas mãos o governo de toda a terra do Egito. Não é despretensiosamente que José é exemplo e modelo eficaz de liderança. Ele era governador e conhecia a realidade do Egito. A Bíblia relata que ele se ausentou da presença de Faraó e percorreu todas as cidades do Egito para armazenar o excedente dos sete anos de fartura. José não se acomodou em seu cargo de governador.

Dessa forma, não apenas saber o que fazer é fundamental na liderança, mas tornar esse saber uma constante funcionalidade é fundamental para que o líder não perca sua capacidade de atuação. José demonstrou ter conhecimento produtivo para cada ocasião específica. É importante salientar que pessoa alguma sabe o suficiente e, portanto, sempre é necessário atualizar-se em relação a tudo que desconhece. Há muito líder que em virtude de sua longa experiência se fecha em seu próprio saber e não percebe a evolução de informações e as transformações que perpassam a sua realidade. Sendo assim, estar atento, ser curioso, possuir uma inquietação intelectual, são variáveis que acompanham aquele que sabe o que faz.

O líder que não moderniza seu conhecimento corre o risco de não corresponder mais aos objetivos de sua missão. Isso significa perder a razão de liderança no lugar em que se está, ou seja, significa correr o risco de ser desconsiderado. Certamente José não correu esse risco, pois tanto o Faraó como todo o Egito dependiam dele.

Assim, é possível afirmar que o líder constrói tanto o seu reconhecimento quanto o seu esquecimento. Saber o que faz dá ao líder a segurança de ser sempre lembrado; todavia, perder o conhecimento de sua atuação conduz o líder ao ostracismo. Não existem desculpas óbvias para quem se perdeu no tempo ou acreditou demais na sua experiência e não se apercebeu para o novo. Quem tem uma mente obsoleta sobre determinado assunto também se tornará obsoleto no desempenho de sua atividade.

Por fim, quem não quer se tornar obsoleto no desempenho da liderança, não fica parado, atualiza-se, e isso significa estar sempre disposto para o novo, reconhecer que Deus nos dá o dom da sabedoria para desempenhar com excelência a nossa função e que por isso devemos trabalhar esse dom com extrema primazia. Existem inúmeras possibilidades de desenvolvermos nossa função com conhecimento e de forma sempre atual, quem sabe o que faz e quem tem vontade de aprender conhece o caminho. José, o bom líder, conhecia.

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
Você é ensinável?
Sempre há o que aprender
Sempre aberto a aprender e a atualizar-se

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/lideranca-geral/jose-o-lider-aprendiz..html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: José, o líder aprendiz.
Autor: Ivan Cordeiro

Mais Lidos

carregando...

Comentários