O engajamento, ao contrário da motivação, envolve coletividade. Para entender melhor, podemos dizer que engajamento é tudo aquilo que leva as pessoas a alcançarem um objetivo comum à organização ou ao meio ao qual estão reunidas.
A palavra comprometimento indica o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.
Em meio a tanta informação e conhecimento disponíveis, o que fazer para aprender mais rápido e melhor? Facilidades do mundo moderno só ajudam quem está realmente motivado para aprender. Sem o "para quê?" inexiste a curiosidade intelectual.
Já se perguntou o que realmente o motiva na vida? Cristo conhecia bem o poder da motivação, por isso mesmo afirmou: Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração (Lucas 12.34). Aquilo a que você der o maior valor, o motivará.
É muito fácil se dar bem com pessoas de elevada autoestima, pois são, habitualmente, pessoas simpáticas, abertas ao diálogo e dispostas apoiar os outros. Quando cometem um erro admitem o erro e não se sentem ofendidas quando criticadas ou censuradas.
Delegar desafios é fundamental para mantermos a equipe com os motivos necessários para a ação. É uma forma simples e econômica de desenvolver nossas equipes, dando a elas a oportunidade de crescimento, aprovando e orientando em cada tarefa.
Quem pode nos dar uma mão? Será que realmente teremos necessidade de ajuda? Ou quem estará disponível para nos socorrer na hora do aperto? Ao longo da nossa existência teremos a necessidade do suporte de um terceiro.
Pessoas difíceis dificultam o atingimento de metas, absorvem seu tempo e energia, atrapalham no relacionamento da equipe e, frequentemente, são causadoras de conflitos, mesmo que às vezes não o queiram.Saber trabalhar com elas é uma habilidade gerencial
Uma das mais eficazes maneiras de administrar conflitos é o método criado por Thomas e Kilmann, os quais propõem 5 formas de gerenciar conflitos. Afirmam que o comportamento de uma pessoa pode ser enquadrado em duas dimensões: assertividade e cooperação.
O que produz felicidade na velhice não é dinheiro, fama, nem realização no trabalho. Identificaram que as pessoas que experimentam uma velhice feliz tem o mesmo segredo: cercaram-se de relacionamentos de qualidade.
Gerenciar a maneira como expressamos os sentimentos de raiva é fundamental para convivermos pacificamente com os outros, e também essencial para administrar conflitos.Lembre-se: administramos os conflitos ou os conflitos nos administram.
Uma equipe não afiada dará muitos golpes no ar, aplicará muito esforço e obterá resultados medíocres. Assim, uma equipe deve ser constantemente treinada e capacitada para evoluir e atingir seu maior potencial.