Modelo de administração transparente - Finanças e Contabilidade - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Finanças e Contabilidade > Modelo de administração transparente

Modelo de administração transparente


Publicado em 23.08.2010

Baseado em Êxodos 35 - 40

Estudando os capítulos citados, aprendemos alguns princípios que aplicados à gestão, seja ela pessoal, familiar ou corporativa, resultará em confiança transmitida através da transparência da informação.

Analisando o público-alvo, os mais de dois milhões de pessoas, ex-escravos, poderíamos pensar através de uma visão mais "elitizada" que tais pessoas não mereciam prestação de contas uma vez que acabaram de sair de uma situação de escravos e tinham muito mais experiência e histórico da vida de escravos do que da vida de livres.

Moisés recebeu de Deus o Projeto do Tabernáculo e a instrução de como deveria conduzir a obra. Sendo assim, Moisés reúne a congregação e conta o que Deus lhe havia dito: "Tomai, do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao Senhor: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tintas de vermelho, peles finas, madeira de acácia, azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral." Êxodo 35:4-9 

Então, Moisés recruta dois administradores principais para a gestão desta missão."Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o senhor chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, e para lapidação de pedra de engaste,e para entalho de madeira,e para toda sorte de lavores. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo e Dã... Assim, trabalharam Bezalel,e Aoliabe, e todo homem hábil a quem o Senhor dera habilidade e inteligência para saberem fazer toda obra para o serviço do santuário, segundo tudo o que o Senhor havia ordenado." Êxodo 35:30-34 e 36:1

O nível de controle dos administradores, o planejamento e principalmente a ciência do quanto de material era necessário são demonstrados na atitude dos administradores da obra. Após receber as doações do povo pelas mãos de Moisés, informaram a ele que deveria divulgar ao povo que não havia mais necessidade de trazer qualquer tipo de oferta para aquele projeto, uma vez que já sobejava.

Este é o modelo recomendado. Esta atitude gera confiança entre as partes. Percebemos que no projeto, todas as medidas, as cores e formatos foram indicados pelo próprio Deus, Ele mesmo havia passado o "croqui" para Moisés. É permitido pensar que a instrução da prestação de contas fazia parte do "book" do projeto de Deus.

As ofertas foram suspensas e o capítulo 38:24 enumera os objetos do tabernáculo, apresenta a prestação de contas relatando com detalhes cada entrada e sua devida utilização, prestação esta que também pode ser vista descrita nos capítulo 37 e 39.

Este é o modelo da administração transparente apresentado no livro de Êxodo, onde os ex-escravos estavam sendo formatados para uma nova Sociedade e precisavam conhecer este novo cenário, já que viveram centenas de anos sobre o regime escravo e manipulador do Faraó.

"E tudo fez Moisés segundo o Senhor lhe havia ordenado; assim o fez. Assim Moisés acabou a obra. Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo". Êxodo 40:16, 33 e 34

Cremos que todo gerenciamento de projetos que utiliza, em primeiro lugar a instrução do Senhor, homens convocados e habilitados por Ele e que praticam a administração transparente, terá êxito. A informação gera confiança, eis o modelo.

Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e a fonte como: http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
Organize a sua contabilidade
Administração do dinheiro: tudo começou na criação
Transparência na prestação de contas da igreja
Como são os novos doadores de recursos

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/financas-e-contabilidade/modelo-de-administracao-transparente.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Modelo de administração transparente
Autor: Enoque Caló

Mais Lidos

carregando...

Comentários