Finanças e Contabilidade - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Finanças e Contabilidade

Artigos » Finanças e Contabilidade

  • Marcos Custódio

    Meio ambiente e finanças: o que eu ganho com isso?

    Cuidar dos recursos do planeta de forma sábia é responsabilidade de todos. Isto é necessário para que possamos usar os recursos disponíveis. Muitos pensam neste assunto como gasto, mas o autor do artigo nos mostra que se trata de economia.

  • Alderi Souza de Matos

    Raiz de todos os males: as igrejas evangélicas e o dinheiro

    A maioria dos textos bíblicos que abordam a questão do dinheiro traz uma advertência sobre os perigos que espreitam esta área. As igrejas precisam compreender e reagir contra os elementos que as impedem de viver de modo digno do Evangelho.

  • Marcone Hahan de Souza

    Transparência na prestação de contas da igreja

    Entre as boas práticas que toda igreja deve incorporar está a da prestação de contas. Além de avançar na sua missão, uma igreja precisa demonstrar sua legitimidade e ter a confiança de seus membros. Veja neste artigo alguns caminhos práticos para isso.

  • Paulo de Tarso

    Economizar - o elo perdido

    José nos deixou um exemplo de que economizar é uma diretriz segura para suprir necessidades futuras sem termos que contar com poupança de terceiros, pois tempos de abundância e escassez são fenômenos comuns nas finanças pessoais e organizacionais.

  • Madaí Cabrera Tristan

    Captação de recursos e a viabilização de parcerias

    Muitas igrejas têm deixado de fazer missões por verem a captação de recursos como uma forma de pedir esmolas ou implorar ajuda financeira. Esquecem que, assim como todo projeto social, este também exige planejamento e estratégia.

  • Rodolfo Garcia Montosa

    Princípios bíblicos sobre finanças

    Alguns autores afirmam que na Bíblia há mais de 3 mil citações sobre o dinheiro e bens materiais. Leia neste artigo aqueles que devemos aplicar na vida pessoal, na família, na vida com Deus e no relacionamento com os outros.

  • José Roberto Luppi

    Planeje, para a glória de Deus!

    A boa gestão de um orçamento não acontece por acaso. Para bem gerenciar seus recursos financeiros é necessário planejamento. Sem ele você não vai conseguir ter uma visão realista de suas receitas e despesas e muito menos planejar o seu futuro.

  • Daniel Nunes Romero

    Auditoria nas igrejas

    Talvez fique mais fácil entender o que significa uma auditoria se pensarmos no princípio da prestação de contas. Um auditor não é um fiscal, mas sim um companheiro de caminhada a quem nos reportamos nas finanças de nossas igrejas e organizações.

  • Valdo Romão

    Como o pastor deve administrar a aposentadoria?

    Este é um assunto que nenhum pastor pode desconhecer. Se você ainda não tomou as devidas providências de em relação à aposentadoria, leia e programe-se para iniciar as suas contribuições o quanto antes.

  • Paulo de Tarso

    Educar financeiramente - compromisso de todo pastor

    Há pastores que ainda não perceberam que o sucesso financeiro de suas igrejas e organizações passa primeiramente pelo sucesso financeiro daqueles que lideram. O pastor tem o dever de prover educação financeira de qualidade para seus líderes.

  • Marcone Hahan de Souza

    Isenção, imunidade e tributação das igrejas

    Geralmente, as igrejas não sabem se são imunes ou isentas de certos tributos. Outras vezes não sabem o valor e nem como deve ser feito o recolhimento de determinado imposto. Desejar informar-se sobre este assunto é o primeiro passo para fazer o certo.

  • Erasmo Vieira

    Auto-análise financeira

    Como ensinar saúde financeira a outros se nós mesmos temos problemas nesta área? Se você não está com este assunto em dia, separe um tempo para fazer uma auto-análise. É primordial para você, sua família e seus liderados!

voltar    01 02 03 04 05 06 07     próximo