Visão financeira da Igreja por indicadores - Estratégia e Planejamento - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Estratégia e Planejamento > Visão financeira da Igreja por indicadores

Visão financeira da Igreja por indicadores


Publicado em 29.11.2011

Eu sei que não é prática de toda denominação, mas na qual pertenço, as decisões financeiras são tomadas em Assembléia na igreja. As propostas são apresentadas para votação e, na maioria das vezes, sem qualquer informação efetiva que dê suporte para que as pessoas consigam nortear a sua decisão.

Meu objetivo não é discutir qual a melhor forma de decidir sobre assuntos financeiros, mas como podemos ter uma "informação efetiva" para basear uma determinada decisão, ou mesmo saber como anda a "saúde financeira" da igreja.

Deixe-me clarear com um exemplo:

Na leitura do relatório financeiro mensal, é falada a seguinte informação: "Total de entradas de R$ 20.000,00, saída de R$ 18.000,00". A princípio, sem o histórico da igreja, diria que a situação da igreja não está ruim, com o total de despesas inferior ao total de entradas. Mas se acrescentassemos mais algumas informações e uma perspectiva histórica, como na imagem abaixo, o cenário muda bastante.  

Indicadores financeiros  

 Valores meramente demonstrativos

Perceba que um quadro que parecia ser bom, tornou-se um tanto quanto ruim. Agora imagine que um membro não muito assíduo estivesse na assembléia (onde só foi falada a informação de entrada e saída de verbas), e fosse colocado para votar a compra de um móvel novo de valor relativamente elevado para um determinado local, dizendo apenas o valor da parcela e em quantas vezes. Será que esse membro terá uma visão clara se é o momento de comprar esse móvel ou não?

Para esse tipo de situação, a pessoa teria um respaldo muito maior para a sua decisão se fosse apresentado um painel de informações resumidas (entre gráficos e indicadores) do cenário financeiro da igreja. Se esse painel for bem montado (e novamente reforço nossas palavras-chave: "informação efetiva/relevante"), com poucos indicadores é possível ter uma visão geral e de qualidade sobre o cenário da igreja e dar um respaldo substancial para as decisões que serão tomadas.

Existem algumas técnicas e conceitos para se chegar aos "bons indicadores". Não vou me aventurar a sugerir quais se deve considerar na sua igreja, mas com algumas conversas entre a liderança da igreja, naturalmente se chegará aos fatores que devem ser medidos

Dentro da tecnologia, os sistemas responsáveis por dar "suporte à decisão" são os sistemas de Business Intelligence (BI), e para esse caso, a forma de visualização seria um dashboards, ou painel de indicadores. Implementar uma solução de BI é uma tarefa complexa, e demanda que já exista toda a informatização dos processos. Não seria possível (nesse momento), empreender um projeto desse para uma igreja, mas com o excel da Microsoft pode-se conseguir excelentes resultados e análises consistentes. Caso não tenha ninguém em sua igreja que conheça bem de excell, aconselho a você comprar um livro sobre essa ferramenta e dedicar algum tempo para aprender a operá-la.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
A Igreja e suas finanças
Indicadores de desempenho nas Igrejas

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/estrategia-e-planejamento/visao-financeira-da-igreja-por-indicadores.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Visão financeira da Igreja por indicadores
Autor: Renan Alencar de Carvalho

Mais Lidos

carregando...

Comentários