Planejamento estratégico nas igrejas - Estratégia e Planejamento - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Estratégia e Planejamento > Planejamento estratégico nas igrejas

Planejamento estratégico nas igrejas


Publicado em 26.07.2006

Vivemos dias em que o imediatismo toma conta da sociedade, das empresas, das famílias etc. Nas igrejas não poderia ser diferente devido ao seu grande crescimento. Mas qual é a conseqüência disso? O resultado é que vivemos como bombeiros, apagando incêndios aqui e ali, e mais sério que isto, podemos errar por tomar decisões imediatas e sob pressão, obtendo resultados tanto negativos quanto positivos.

Neste artigo apresentaremos o planejamento - dentro de um enfoque estratégico -  como uma solução para o imediatismo e a correria dos nossos dias.

Mas o que é planejamento?

É a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. É uma criação de cenários que imaginamos acerca do futuro, nos quais estabelecemos quais recursos utilizaremos para alcançar nossas metas, qual é nossa missão etc., ou seja, de uma forma bem simples é “pensar antes de fazer”.

Quais as vantagens?

Podemos citar inúmeros benefícios da utilização do planejamento como ferramenta estratégica para as igrejas, por exemplo:
• utilização eficiente dos recursos humanos, financeiros etc.;
• mensuração de resultados;
• cumprimento da missão organizacional;
• manutenção do foco sob a vista;
• respaldo técnico para tomada de decisão, dentre outros.

A implantação na igreja precisa seguir uma metodologia própria para cada etapa como descrevemos a seguir:

Etapa

O que fazer

Criação da estrutura organizacional

Elaborar um organograma, dividido em nível estratégico, tático e operacional.

Estabelecimento da missão, visão e valores

Definir a razão de existir da igreja, a sua visão, ou seja, onde quer chegar, bem como os valores que permeiam suas atividades.

Análise do Ambiente externo

Como estão as igrejas no mundo, como estão crescendo, se organizando, se estruturando etc.

Análise do Ambiente interno

Estudar a sociedade, conhecer os números das igrejas, não somente das evangélicas. Como estão atuando outros ministérios.  Conhecer o público alvo da igreja etc.

Estabelecimento de objetivos e metas

Com base nas análises realizadas, teremos vários pontos fortes e pontos fracos, e os objetivos e metas serão programados para o suprimento das necessidades no caso de pontos fracos e para melhorar ainda mais naquilo que é um ponto forte.

Fatores críticos de sucesso

Nesta etapa verificamos quais fatores podem contribuir para a concretização ou não deste planejamento estratégico.

Criação dos planos de ação

Para cada meta deve ser elaborado um plano de ação e definido quem será o responsável pela realização dela.

Comunicação

O plano deve ser comunicado a todos os níveis relacionados na estrutura organizacional para que a equipe “faça as coisas acontecerem”.

Acompanhamento

Todo plano precisa de reuniões periódicas para mensurar quais passos já foram dados e quais caminhos serão traçados no novo período. Serve também para verificar se algum objetivo precisa ser revisto ou modificado.

A Palavra cita que Salomão governava todos os reinos desde o Eufrates até a terra dos filisteus, imagine o tamanho deste reino. Em I Reis 4:20 diz que eram tão numerosos como a areia da praia. Nos versos 22 a 28 podemos ver o planejamento elaborado por Salomão e sua equipe visando o suprimento do palácio e de todo o reino. No seu reino existia uma programação de suprimento diária e mensalmente cada um dos governadores distritais fornecia provisões ao rei.

Como sabemos, o reinado de Salomão foi cheio de sabedoria e inteligência. Precisamos destas virtudes para administrar as igrejas do reino de Deus, da mesma forma que este rei cuidava do seu governo.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:

Sua Igreja precisa de alinhamento estratégico
Igreja: Forma e Essência
Gestão por processo no contexto da Igreja 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/estrategia-e-planejamento/planejamento-estrategico-nas-igrejas.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Planejamento estratégico nas igrejas
Autor: Maicon Putti

Mais Lidos

carregando...

Comentários