Discernindo a visão - Estratégia e Planejamento - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Estratégia e Planejamento > Discernindo a visão

Discernindo a visão


Publicado em 25.11.2014
Não havendo profecia, o povo se corrompe... (Pv 29.18)


Antes de focar o tema deste artigo, permita-me ampliar o conceito de "profecia" constante nesta passagem bíblica. Segundo a concordância Strong esta palavra é transliterada no hebraico por châzôn, tendo por significado visão como recebida em estado de êxtase, oráculo ou comunicação divina, sonho. Profecia pode ser entendida também como uma visão mental dada por Deus de um futuro almejado.

Quando do derramamento do Espírito prometido por Deus por meio do profeta Joel, foi-nos prometido que os jovens teriam visões, no hebraico chizzâyôn, com o mesmo significado de oráculo ou comunicação divina. O Senhor Jesus, fazendo menção a estas visões que haveria de ser comunicada pelo Espírito Santo, declarou: "quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir." (Jo 16.13)

O Senhor nos comunicou esta missão específica do Espírito Santo de conceder-nos visões provindas da parte de Deus antes de ser preso e crucificado. Somente depois de Sua ressurreição e ascensão aos céus é que o Espírito Santo foi derramado e, mais tarde, as visões para a igreja do Senhor, entregue aos apóstolos e consubstanciado nas escrituras, as quais damos o nome de Novo Testamento, fechando o cânon conhecido como a Bíblia. Com isso podemos dar entender a instrução do sábio Salomão nos seguintes termos: Se não tivermos visão provinda por Deus para guiar nossas decisões, aqueles que estão sob nossa liderança deixarão de cumprir sua missão por perder o ânimo na caminhada. Vamos procurar entender a razão porque na falta de visão os que estão sob nossa liderança perdem o ânimo e deixam de servir uns aos outros.

Identidade Organizacional

Em termos organizacionais toda vez que o termo visão é invocado, precisamos trazer junto com ele o que chamamos de "identidade organizacional", que é o DNA da organização, sua característica única que a distingue de todos os outros empreendimentos. No âmbito da organização, sua identidade é definida por sua missão, visão e valores, que respondem a razão da existência da organização, onde ela pretende chegar e por quais princípios suas ações são delineadas. Normalmente esta identidade é definida em dado momento, afixada em lugar visível e internalizada na cultura da entidade. A identidade organizacional, uma vez elaborada, tende a perdurar por anos, de tempo em tempo trazida a memória de todos os colaboradores, principalmente quando da elaboração do planejamento estratégico para determinado período de tempo.


Voltemos à instrução dada por Salomão, agora a luz da identidade organizacional: Se não tivermos consciência de nossa identidade organizacional dada por Deus, nossos liderados não compreenderão seu lugar no corpo de Cristo. Pense na instrução de Salomão como a locomotiva de um trem: a visão nos levando para o futuro, correndo sobre os trilhos da missão, na velocidade dos princípios de conduta que norteiam a organização. Não há como mencionar a visão, sem ter em conta a missão e os valores, se assim o fizermos, estaremos nos atirando para o futuro sem nenhum direcionamento.

Explicando de outro modo: o futuro nada mais é que o tempo correndo adiante de nós, agora podemos fazer este tempo correr caminhando na planície ou caindo no precipício, em ambos o futuro está acontecendo, o problema é sua consequência. Se ajustarmos esta caminhada rumo ao desconhecido calcado na missão, pautado nos valores, haveremos de encontrar a estação tão almejada, caso contrário o desastre já está determinado, nas palavras de Salomão - o povo por certo perecerá.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Planejamento estratégico e sua execução na igreja
Planejamento estratégico para iniciantes
A Igreja precisa de uma missão?
Construtores de sonhos

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/estrategia-e-planejamento/discernindo-a-visao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Discernindo a visão
Autor: Cezar Andrade Marques de Azevedo

Mais Lidos

carregando...

Comentários