A diferença entre programas e projetos - Estratégia e Planejamento - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Estratégia e Planejamento > A diferença entre programas e projetos

A diferença entre programas e projetos


Publicado em 02.09.2014
Um programa é apenas um projeto realmente grande, certo? Errado. Programas são realmente muito diferentes de projetos. Ambos são excelentes para trabalhar, e usam habilidades e técnicas similares. Ao invés de dar-lhe uma definição seca de um projeto e, em seguida, outra de um programa, vamos olhar para as diferenças entre eles - e você pode tentar elaborar uma definição para si mesmo.

Diferenças entre Projetos e Programas

Há algumas grandes diferenças entre os projetos e programas. Se você trabalha com uma equipe de Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), então você provavelmente vai ter uma boa ideia de quais são. Aqui estão quatro das principais diferenças.

Estrutura: Um projeto é bem-definido. Você sabe o que está fazendo e o escopo e os objetivos estão claramente documentados. Um programa tende a ter maiores níveis de incerteza. A equipe também é maior. A equipe do programa está supervisionando e coordenando o trabalho de uma série de projetos, assim, enquanto a equipe principal pode não ter tantas pessoas, a equipe mais ampla inclui os gerentes de projeto e todos os membros das equipes de projeto.

Esforço: Esta é a diferença mais significativa entre os projetos e programas. Um projeto representa um esforço único. É um grupo de pessoas que forma uma equipe que trabalha para um objetivo comum. Um programa é diferente, é uma coleção de projetos. Juntos, todos os projetos formam um pacote coeso de trabalho. Os diferentes projetos são complementares e ajudam o programa a atingir os seus objetivos globais. Há probabilidade de ter sobreposições e dependências entre os projetos, portanto, um gerente de programa irá avaliar estes e trabalhar com os gerentes de projeto em questão para verificar que em geral todo o programa avança sem problemas.

Duração: Alguns projetos continuam por vários anos, mas a maioria dos projetos nos quais você vai trabalhar será mais curto do que isso. Por outro lado, os programas são definitivamente mais longos. Como eles estabelecem mais coisas, eles demoram mais. Programas tendem a ser divididos em parcelas ou fases. Alguns projetos estão igualmente divididos assim, mas nem todos os projetos duram o suficiente para serem entregues em várias fases.

Benefícios: A equipe do projeto trabalha para atingir determinados produtos (deliverables), para atingir o objetivo do projeto. Por exemplo, este poderia ser um conjunto de resultados que formam um pacote de software, ou seja o que for que você está trabalhando. Os benefícios de um projeto tendem a ser tangíveis: você recebe uma ‘coisa' no final do mesmo. A equipe do programa trabalha no sentido de obter resultados. Os resultados podem ser tangíveis, mas muitas vezes não são. Os benefícios de um programa são a soma dos benefícios de todos os projetos diferentes e isso poderia equivaler a uma política ou mudança cultural, ou uma mudança na forma como a organização funciona.

Semelhanças entre Projetos e Programas

Tudo isso pode fazer programas parecerem realmente diferente dos projetos. No entanto, embora os projetos e programas tenham diferenças, existem algumas características que são semelhantes para ambas. Aqui estão quatro características que projetos e programas têm em comum.

Eles são temporários: Projetos e programas não são empreendimentos de longa duração. Eles existem por um tempo até que o trabalho seja feito, e então o projeto ou estrutura do programa e da equipe são dissolvidos. Isso é parte do que faz o projeto e programa de trabalho tão interessantes - você sempre pode ver o fim e você tem a oportunidade de trabalhar em conjuntos de diferentes iniciativas ao longo de sua carreira!

Eles têm aplicação nos negócios: Isto é semelhante a todo o trabalho que a empresa realiza, até mesmo negócios do dia a dia. Projetos e programas só devem começar quando eles têm uma aplicação no negócio válida. Em outras palavras, como gerentes de projeto e programas, trabalhamos apenas em atividades que irão agregar algum valor real e que já mostraram fazer sentido para os negócios. Não há razão em desperdiçar tempo trabalhando em algo que não vai beneficiar a empresa.

Eles estão alinhados aos objetivos estratégicos: Deve ser fácil mostrar como os projetos e programas nos quais você trabalha se alinham aos objetivos estratégicos da empresa. Se isto não estiver claro, consulte seu patrocinador do projeto. É importante ver que o trabalho que sua equipe está fazendo no projeto ou programa contribui diretamente para os objetivos da empresa. Caso contrário, qual é o ponto?

Eles entregam mudança: Este é o mais importante - projetos e programas entregam mudança. Você faz um projeto ou um programa e no final algo está diferente. Pode ser algo grande, ou algo pequeno. Programas tendem a ter objetivos maiores para mudar o status quo e muitas vezes incluem um elemento de mudança cultural, mas o conceito é o mesmo.

Você acha que agora você consegue definir projetos e programas como duas coisas diferentes? Uma definição de um programa é uma organização temporária criada para coordenar, dirigir os trabalhos e supervisionar a entrega de uma série de projetos relacionados que contribuem para um determinado resultado. Um projeto, por outro lado, é uma organização temporária projetada para fornecer uma saída particular.

Muitas pessoas acreditam que o plano de carreira para um gerente de projeto termina em gerenciamento de programas. Você começa talvez como coordenador do projeto, se torna um gerente de projeto e, em seguida, "gradua-se" para gestão de programas. Não tem que ser assim - você pode gerenciar projetos maiores e maiores e não há nada de errado com ficar em gerenciamento de projetos por toda a sua carreira. Se você quer sair e trabalhar em programas, muitas das habilidades que você usa como um gerente de projeto serão muito valiosas para você como um gerente de programa. Você também deve mostrar que você é capaz de ver o panorama geral e trabalhar através de múltiplas vertentes de trabalho. Ao nível do programa as pessoas devem ser capazes de operar com uma visão geral do que está acontecendo em cada um dos projetos e ajudar as equipes de projeto a trabalhar juntas. Se você ficar com projetos ou mudar para programas, você certamente terá um trabalho muito interessante!

Artigo publicado originalmente no site ProjectManager.com , adaptado e  traduzido por  Luiz de Paiva, o qual autorizou a publicação do artigo no site do Instituto Jetro.

Para reprodução entrar em contato com Luiz Paiva pelo site stakeholdernews.com.br/           . 

Leia também:
Elaboração de projetos
Planejamento estratégico para iniciantes
O plano, a estratégia e os mitos

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/estrategia-e-planejamento/a-diferenca-entre-programas-e-projetos.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: A diferença entre programas e projetos
Autor: Luiz de Paiva

Mais Lidos

carregando...

Comentários