Estratégia e Planejamento - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Estratégia e Planejamento

Artigos » Estratégia e Planejamento

  • Ernesto Artur Berg

    Os 8 maiores bloqueadores da criatividade

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e sedimentos pessoais. A simples consciência desses bloqueios já ajuda a eliminar muitos deles, mas há outros, mais complicados, que estão enraizados.

  • Guilherme Ávilla Gimenez

    Tristeza produtiva

    Uma pesquisa mostra que cada sentimento tem uma atuação na saúde física, mas, principalmente no intelecto. Sobre a tristeza, eles concluíram que ela produz cansaço no corpo, mas é capaz de melhorar a reflexão, garantindo mais maturidade.

  • Alexandre Prates

    Aprenda a conquistar as suas metas

    Quando alguém busca algo porque deseja reconhecimento, fama ou prestígio, corre o sério risco de se frustrar, pois está depositando a sua realização em fatores externos.E se eu não for reconhecido? E se a fama não vier? Tudo acabou? Nada mais vale a pena?

  • Ernesto Artur Berg

    Os alicerces da criatividade

    É bom lembrar que ninguém nasce campeão de natação: é preciso treinar dura e repetidamente. Da mesma forma, a criatividade pode ser treinada e desenvolvida, e como resultado disso surge a inovação, fruto da engenhosidade do ser humano.

  • Jerônimo Mendes

    Qual é o melhor caminho?

    Na vida pessoal, na vida profissional e nos negócios em geral, portanto, sem desmerecer tudo o que você já viu, leu e ouviu, algumas questões continuam sem resposta: o que eu faço com tudo isto? Qual é o caminho? Quem está certo ou errado?

  • José Renato Santiago

    Reciprocidade x Iniciativa

    A verdade é que muitas vezes acreditamos que algo precisa ser feito, sempre. A ânsia pela ação está estreitamente associada com esta demanda. Parar, respirar, pensar e aí sim tomar uma decisão, nem sempre são coisas bem vindas.

  • Enoque Caló

    Não terceirizar o cuidado

    Jacó nos ensina uma lição preciosa: Não terceirizar o cuidado essencial de proteção. Pois muitas vezes somos motivados pelo desespero e cuidado da vida a terceirizar esta importante função, principalmente nós, pais e líderes.

  • Armando Altino da Silva Júnior

    O tempo e o relógio

    Uma das primeiras lições que aprendemos quando entramos na escola é aprender a contar as horas. O problema é que nos ensinam a contar os minutos, mas não aprendemos a lidar com o tempo. O tempo liberta, mas o relógio escraviza.

  • Marcus Borel

    Só vejo problemas!

    Há um tipo especial de pessoas que cansam: as que vêem problema em tudo! Ao invés de se sentirem desafiadas a vencer os problemas reais, desanimam-se! Faça de seus problemas, um apoio para crescimento e dos obstáculos, uma motivação para o aprendizado.

  • José Renato Santiago

    Analisar riscos faz parte do planejamento

    Embora o planejamento seja entendido como uma atividade essencial em uma organização, sua aplicação tende a ser difusa. Além de tratar de forma isolada o orçamento e a programação de atividades, não há análise de riscos.

  • João Luiz Gabassi

    Estratégia e Tática: suas diferenças

    Estratégia,de um modo geral, é assunto da governança corporativa e está ligada à visão da empresa enquanto que a tática está ligada à missão.Visão nos fala de sonho,onde queremos chegar!Missão nos fala de atitude tática, como devemos fazer para chegar lá.

  • Jerônimo Mendes

    Quanto mais operacional, menos estratégico

    Você se considera mais estratégico ou mais operacional? Têm objetivos e metas bem definidas? Consegue pensar estrategicamente na vida pessoal e na profissional? Tente fazer este exercício para entender o quão estratégico você é, ou não.

voltar    01 02 03 04 05 06     próximo

Mais Lidos