Você precisa comunicar ou informar? - Comunicação e Marketing - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Comunicação e Marketing > Você precisa comunicar ou informar?

Você precisa comunicar ou informar?


Publicado em 15.09.2009

Nossos relacionamentos acontecem através de interações e intercâmbio de formas simbólicas. Uma risada, um olhar ou um gesto pode ser um complemento, por exemplo, para um conteúdo transmitido verbalmente.

Durante a maior parte da história da humanidade as interações sociais foram face a face. Tradições eram passadas de pai para filho através de histórias. A interação face a face tem um caráter dialógico - de co-presença - onde emissor e receptor partilham do mesmo referencial de espaço e tempo, o que implica em uma ida e retorno do fluxo de informação e comunicação.

É justamente em informação e comunicação que eu quero focar este texto. O desenvolvimento de novos meios de comunicação afetou os padrões de interação social criando novas formas de ação, interação e tipos de relacionamentos sociais.

A palavra informação é usada como sinônimo de comunicação, o que é um erro. Informação vem do latim "informare", que significa dar forma, sendo que a definição mais comum é "Ato ou efeito de informar". Podemos dizer que a ação de informar é monológica, ou seja, o fluxo da comunicação tem um sentido único, sendo que o emissor não tem a preocupação em saber como o receptor interpretou as formas simbólicas que ele emitiu. É uma ação unilateral de uma pessoa que deseja passar um conteúdo para outra. Já o receptor não tem nenhuma obrigação em mostrar sinais de compreensão. Em muitos casos ele não está sendo monitorado, ele não tem poder de resposta e alternativa de expressar suas impressões sobre o assunto.

Já comunicar é estabelecer diálogo. No dicionário há definições de comunicação como "ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta" ou "processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações, transmitidas por intermédio de recursos físicos (fala, audição, visão etc.) ou de aparelhos e dispositivos técnicos, são codificadas na fonte e decodificadas no destino com o uso de sistemas".

A comunicação é uma interação que tem um caráter dialógico entre emissor e receptor. O emissor procura saber como o receptor interpreta as formas simbólicas, provocando reações e respostas do receptor. Com isso, caso o emissor tenha interpretado alguma forma simbólica de forma equivocada, o receptor pode corrigir. Vale lembrar que diferenças nos atributos sociais dos receptores podem afetar na maneira que cada um se relaciona com as mensagens recebidas, por isso, a importância do dialogo. É preciso conhecer como o grupo para o qual você está comunicando entende, reflete e integra em suas vidas a mensagem que você emitiu.

No livro "A mídia e a modernidade", o autor John B. Thompson aborda a questão do fluxo de imagens e de informações e como a mídia desempenha um papel importante no controle do fluxo dos acontecimentos. Atualmente temos acesso a informações do mundo inteiro nos mais diversos canais de comunicação.

O crescimento dos múltiplos canais de comunicação e informação contribuiu significativamente para a complexidade e imprevisibilidade de um mundo já extremamente complexo. Criando uma variedade de formas de ação à distância, dando aos indivíduos a capacidade de responder a ações e eventos que acontecem à distância, o desenvolvimento da mídia fez surgir novos tipos de inter-relacionamento.

Atualmente é possível ver um acontecimento em tempo real em qualquer lugar do mundo. Além disso, filmadoras de celulares, MP3, máquinas digitais e a internet podem disseminar imagens e sons do mesmo acontecimento sem passar pelos meios tradicionais de produção da notícia como a televisão, rádio ou jornal. Isso dá ao receptor a opção de expandir o seu conhecimento sobre determinado acontecido e ainda pegar referências de pessoas que presenciaram tal fato. Num mundo de múltiplos canais de mídia é importante estabelecer canais de comunicação sempre com muita transparência e respeito com os receptores.

Lembre-se: Muitas vezes nós estamos apenas informando quando a nossa intenção é comunicar. Uma comunicação eficiente é feita de diálogo. Estabelecendo um canal de comunicação entre você e os seus colaboradores você terá uma ferramenta para entender melhor os anseios dos receptores e assim disseminar valores e estratégias com mais eficiência.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Princípio de comunicação em liderança
E-mail: primeiro comunique, depois explique 
Comunicação é mais do que falar e informar

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/comunicacao-e-marketing/voce-precisa-comunicar-ou-informar.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Você precisa comunicar ou informar?
Autor: Marcio Oliverio

Mais Lidos

carregando...

Comentários