Endomarketing e seus benefícios para a igreja - Comunicação e Marketing - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Comunicação e Marketing > Endomarketing e seus benefícios para a igreja

Endomarketing e seus benefícios para a igreja + lido em maio 2009


Publicado em 06.05.2009
Todos sabemos como é importante valorizar as pessoas que trabalham para nós, sejam eles funcionários ou voluntários. É justamente para praticar a palavra “valorizar” que existe o endomarketing. Ele pode facilitar a sua vida e de sua igreja na hora de executar planejar ações para este fim.

Primeiro vamos começar explicando o que significa endomarketing . “Endo” provém do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Assim endomarketing é o marketing para dentro. Também chamado de Comunicação Interna no mundo corporativo, é uma ferramenta com a finalidade de criar ações que aumentem o relacionamento com seu público interno (funcionários ou voluntários).

Você pode estar se perguntando: “Para que minha igreja precisa de endomarketing?” ou ainda “A maioria das pessoas são voluntárias e trabalham por amor à Deus e por amor às obras da igreja”.

Veja se reconhece alguma das situações abaixo no contexto da sua igreja local:
- Os lideres para os quais você delegou funções não cumprem com o combinado;
- O ministro de música não se importa realmente pelo fato do louvor estar “mais ou menos”;
- O professor da escola bíblica atrasa ou falta sem se justificar;
- Líderes que assumiram alguma função começam com gás total e, de repente, murcham ou “perdem o gás”.

Bom, se você já viu alguma destas situações acontecerem, saiba que isso ocorre com freqüência em todas as organizações. Não é uma exclusividade da sua igreja local e o endomarketing pode ajudar muito a minimizar estes problemas com ações simples, porém constantes, e assim potencializar os resultados dos voluntários ou funcionários da igreja.

Que tipo de benefícios posso esperar

O objetivo das ações de endomarketing é que você consiga um maior comprometimento, entrosamento, transmita informações com eficácia , aumente a sensação de grupo, e como resultado de tudo isso, tenha pessoas mais motivadas, mais felizes e capazes para transmitir os propósitos de sua igreja.

Não existe uma regra a ser seguida, muito menos “receitas de bolo” para você copiar em sua igreja. A mesma ação pode ser implantada em diversas igrejas com resultados diferentes. Tudo depende do seu público e de seus objetivos naquele momento.
Veja alguns exemplos de possíveis ações:
  • Reuniões periódicas – serve para você conhecer as pessoas, saber como anda o seu trabalho e ministério e passar novas informações.
  • Treinamento – pode ser geral para todos os voluntários, específico para o ministério envolvido ou para uma atividade de determinada área.
  • Jornal interno – útil para passar avisos, informações relevantes, dicas, calendário de eventos, artigos e reflexões, sempre focado na integração e no entrosamento das pessoas. Pode ser impresso, virtual ou no mural da igreja.
  • Cartas motivacionais – utilizando frases, textos de motivação, agradecimentos específicos, tudo o que possa motivar os envolvidos.
  • Manuais e cartilhas – ferramenta importante para dar condições para o liderado aprender mais sobre sua função. Não precisa ser algo complexo, o importante é passar a informação necessária para que ele possa executar um bom trabalho.
  • Email – cada vez mais utilizado nos dias de hoje, facilitando a comunicação diária. Explore com lembretes, cartas, motivação, tanto com emails coletivos como individuais. Mas, atenção! Não utilize este como única forma pela sua facilidade, pois nem todos têm o costume de acessá-los diariamente. Utilize como suporte de outras ações.
  • Confraternizações – a cada período faça um encontro com todos os voluntários e funcionários para aumentar o entrosamento e sensação de grupo.
  • Quadro de avisos – coloque todas as informações importantes em um local de fácil acesso à voluntários e funcionários.
  • Vídeos – um recurso que facilita na hora de criar materiais que passem uma mensagem duradoura, podendo utilizar de diversas formas como apresentação em grupo (telão ou televisão), emprestando um DVD para o liderado assistir ou via internet. Veja alguns exemplos:
    • Institucionais - apresentam a igreja, sua história, cultura, doutrina, etc.
    • Avisos e lançamentos – vídeos curtos para passar novas informações ou fazer pronunciamentos dos pastores sobre assuntos de interesse coletivo
    • Treinamentos – úteis para temas corriqueiros que servem de orientação para as diversas áreas da igreja.
  • Grife (marca) da Igreja – criar peças como camisetas, bonés e brindes que auxiliem também na idéia de pertencer a um grupo.
  • Intranet – muito utilizado para centralizar toda informação importante e útil para a realização dos trabalhos, podendo ser de interesse geral ou para um grupo especifico, como por exemplo: calendário de atividades, avisos diários, vídeos, apostilas, e-books, cartas, documentos importantes, história da igreja, fotos, arquivos para download e planilhas.
Como implantar ações de endomarketing em minha igreja?

1 - Ore para que Deus ilumine este trabalho. Todo líder antes de iniciar uma tarefa deve orar e, principalmente, se você for um líder experiente, sabe que quanto menos conhecemos do assunto, mais precisamos ter humildade e pedir sabedoria de Deus para que possamos executar algo com profissionalismo.
2 – Reúna os pastores e seus assessores diretos para que possam discutir o tema e assim mostrar a importância de todos estarem entrosados. Se os líderes não estiverem entrosados, sabemos que os mesmos não irão aplicar as ações propostas no seu dia a dia, e assim, não conseguirão passar o exemplo para seus liderados.
3 – Escolha uma pessoa com certa experiência organizacional para liderar este trabalho. Ele ficará responsável por organizar, planejar, treinar e por em prática as ações escolhidas.
4 – Identifique as falhas de comunicação que existem em sua igreja em relação aos funcionários e voluntários. Avalie com clareza e honestidade.
5 – Identifique quais as formas que você utiliza hoje para passar informações, delegar e divulgar as ações para toda igreja.
6 – Por fim, crie novas ações para comunicar melhor o que você precisa que seus colaboradores realizem para desempenharem um ótimo trabalho na igreja.

Não esqueça: escolha uma pessoa para ser responsável para cuidar das ações de endomarketing, pois, assim, irá garantir que sejam executadas conforme combinado.

O importante é começar

Você não precisa fazer um grande investimento, apenas ter boa vontade. Ações de endomarketing podem trazer grandes benefícios para sua igreja e seus voluntários. Os maiores ganhos certamente serão em: entrosamento, comprometimento, envolvimento, motivação e, principalmente, na valorização individual das pessoas.
“... todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Ef 4.16

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia Também:
Comunicar é estratégico
Como está a comunicação na sua organização
A comunicação interna para o desenvolvimento da Igreja 

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/comunicacao-e-marketing/endomarketing-e-seus-beneficios-para-a-igreja.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Endomarketing e seus benefícios para a igreja
Autor: Fabricio Guilherme

Mais Lidos

carregando...

Comentários