Como implantar um ministério de comunicação? - Comunicação e Marketing - Artigos - Instituto Jetro

carregando...
Home > Artigos > Comunicação e Marketing > Como implantar um ministério de comunicação?

Como implantar um ministério de comunicação?


Publicado em 04.04.2006

Ter uma equipe que cuide da comunicação da igreja local é de fundamental importância para assegurar clareza e objetividade de entendimento nas comunicações com o público interno e externo. Sugerimos os seguintes passos para a implantação desse ministério:

1. Identificar pessoas - procure na igreja profissionais da área de comunicação, tais como jornalista, escritor, designer, profissionais de agência de publicidade, professores da área etc. Será muito mais fácil iniciar esse ministério com pessoas experimentadas na arte de comunicação.

2. Sonhar juntos - ainda neste momento não envolva para o trabalho específico. Convide as pessoas para uma série de 3 a 4 reuniões. Nestas reuniões procure conhecer melhor cada um com sua história, seus sonhos e sua visão sobre ministério. Certamente ao longo dessas conversas Deus estará confirmando quem devera estar envolvido. Fale um pouco sobre qual seria a missão desse ministério, mas esteja aberto a receber idéias e sugestões. Cada vez mais as pessoas querem estar trabalhando em equipes, onde todos podem opinar e discutir assuntos.

3. Planejar juntos - quando já se definiu quem vai participar, começa a hora de planejar o que fazer, qual a freqüência, com qual linguagem, etc. Considere o público alvo que se pretende atingir como ponto de partida: público interno ou externo? Jovens, crianças ou adultos?

4. Providenciar suporte - esteja sensível aos recursos necessários para que a equipe desenvolva o trabalho. Se a idéia é criar um periódico, por exemplo, quem pagará? Qual será a tiragem? Como manter esse serviço? Chamar pessoas para trabalhar sem oferecer suporte efetivo é muito ruim.

5. Fazer e avaliar - tão importante quanto fazer é o exercício de avaliar o que se fez. Em comunicação significa checar a relevância e entendimento do que se está comunicando. A avaliação deve ser objetiva e sincera. O melhor método é pesquisar a opinião do próprio público-alvo daquela comunicação. Após avaliar, a equipe deve decidir se prossegue na mesma direção, faz ajustes ou aborta a estratégia e parte para outra.Enfim, esses passos básicos certamente ajudarão na formação de um ministério de comunicação. Pelo que pode ficar claro, o ponto essencial é envolver pessoas. Essa verdade é aplicável a qualquer outro ministério.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com
 
Leia Também:
Eu também quero um ministério de comunicação na minha Igreja
Planejamento da comunicação na Igreja do Senhor 
Como está a comunicação na sua organização?  

URL: http://www.institutojetro.com/artigos/comunicacao-e-marketing/como-implantar-um-ministerio-de-comunicacao.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Como implantar um ministério de comunicação?
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

Mais Lidos

carregando...

Comentários