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Liderança Geral

Um recado prático para quem lidera


Conversando com um cliente este me diz do seu incomodo com as pressões para liderar, pois mesmo que exista tudo e mais alguma coisa sobre o assunto disponível na web, sente que nem sempre as pessoas conseguem seguir as orientações e fazer o que foi solicitado.

Então, naquela seção de aconselhamento eu sugeri que ele organizasse um roteiro de trabalho com sua equipe considerando que as pessoas só se dispõem a contribuir quando podem sintonizar suas metas pessoais com os objetivos organizacionais e podem se sentir responsáveis pela sua organização.

Isso vai lhe exigir que conduza e atenda sua equipe de trabalho para que cada um naquilo que faz individualmente e para o resultado do negócio atue baseado em:

Dar o melhor de si para - entenda que todo mundo sempre quer fazer o melhor mas para isso é preciso que fique claro o que significa o melhor naquela tarefa e naquele contexto de atuação; 

Encontrar significado e desafio em seu trabalho - é possível aprender a gostar do que se faz se por acaso estiver fazendo o que não é bem aquilo que gostaria, conhecendo mais sobre a tarefa, o trabalho, a empresa, o resultado do negócio

Sentir que vale a pena fazer (e bem feito) um trabalho - é preciso considerar sempre que para que o outro faça bem feito o trabalho dele, é fundamental que você faça bem feito o seu trabalho

Estabelecer relações sólidas, respeitosas e confiáveis - numa época em que as verdades sobre a natureza humana estão sendo escancaradas através das crises, escândalos, conflitos, ataques e violências de todos os tipos, estamos mais do que nunca desafiados a respeitar os outros em qualquer situação.

Poder controlar o seu trabalho - é possível ensinar as pessoas como medir a qualidade do seu trabalho definindo com elas quais os melhores mecanismos de controle e avaliação dos seus resultados. Participar das decisões que afetam seu trabalho - quem lidera tem que se preparar para envolver as pessoas da sua equipe na hora de tomar as decisões necessárias para garantia do melhor resultado.

Ajudar a solucionar os problemas - um conceito clássico diz que as pessoas contribuem com aquilo que ajudam a criar e para isso basta organizar boas reuniões para avaliação e sugestões.

Que as comunicações sejam abertas - entenda que já passamos da época de fazer jogo de palavras, que pequenas mentiras não fazem mal, que ficar quieto diante de dúvidas pode proteger, que fazer mistério fortalece o comando, etc., pois ainda está valendo a máxima de quem tem informação e conhecimento tem poder

Que todos saibam exatamente o que fazer - considere que quanto mais todos souberem tudo o que é preciso para fazer bem feito o seu trabalho isso será uma grande vantagem competitivas

Que as dificuldades possam ser resolvidas - postergar soluções e decisões criam um clima de ansiedade, entenda que quanto mais rápido os problemas são resolvidos e com a devida competência, mais segura a sua equipe se sentirá em relação ao seu estilo de liderança 

Claro que esta "receita" necessita de apoio! Para o líder está aí uma oportunidade de reciclar e para os liderados uma oportunidade de aprender e crescer juntos.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

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