Artigos

Compartilhe

Liderança Geral

Os 3 Ps da Liderança


Há um tempo sendo entrevistado em um programa de TV, falei sobre três pontos essenciais para todos os gestores, líderes e empresários. Gosto de fazer separação entre gestores, líderes e empresários, pois cada qual tem suas particularidades, mas neste caso farei junção entre os três. Todos nós já temos conhecimentos das demandas de áreas, os intempéries da vida de uma pessoa que ocupa cargos estratégicos em organizações públicas e privadas. Também faço questão de mencionar organizações públicas, pois estou inserido neste segmento e sei da importância do último item que comentarei mais adiante.

Liderança eficaz com ações práticas para obter resultados

Jim Collins um dos principais pensadores da Administração Moderna destaca uma frase que utilizamos constantemente: "É importante ter gente certa para os lugares certos".
É bem verdade isto, mas então pessoas erradas nos lugares certos é responsabilidade de quem? Sem dúvida nenhuma, o treinador do time tem responsabilidade direta sobre o resultado, o que não se pode mais é adiar ou ficar num jogo de empurra-empurra buscando culpados pelos resultados negativos do time, do setor, da organização enfim. Você com cargo de confiança, cargo de liderança é responsável pelos frutos ocasionados pelo seu time/equipe. Como disse um autor americano em seu livro "não existe times fracos, existem treinadores fracos".

Não estou aqui pra julgar sua gestão, suas estratégias e os resultados obtidos até então, mas como consultor empresarial, posso te assegurar que no momento que estamos vivendo e esta era perdurará por muito tempo, que é a gestão do ativo intangível. Em outro artigo detalharei sobre este assunto como tema principal.
Como nosso tema envolve três pontos e estes pontos vão ao encontro ao contexto chamado pessoas compartilho o que chamo princípios básicos para tornar resultados melhores com sua equipe.

1.Propósitos
• Crie o propósito de sua organização, sem isto como os seus colaboradores terão direcionamento?
• Leia constantemente o propósito ao seu time, isto fortalece o elo entre os pares e a liderança.
• Sua liderança será fator determinante para o sucesso, envolva todos no mesmo propósito, foco, direcionamento.
• Quer resultados? Então a aplicabilidade começa no topo da pirâmide, é com você agora!

2.Processos
• Revise todos os processos, busque alternativas e inovações práticas.
• Ouça todos os envolvidos nos processos.
• Estimule a criatividade para melhorias.

3.Pessoas
• Sem pessoas não existe propósito.
• Sem propósito não existirá um time, somente um bando.
• Pessoas fazem parte do seu sonho.
• Quer ter lucro, invista em pessoas.
• Quer ter prejuízo, ignore as pessoas.

Claro que ter visão, habilidades, competências são bases essenciais aos negócios, mas estas bases se definiram nestes 3 Ps da Liderança. Desejo a você sucesso, excelentes resultados, que Deus nos abençoe!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também
Refletindo sobre os processos de relacionamento nas organizações
Entendendo a cultura organizacional
Lideranças que transformam pessoas e empresas
Planejamento estratégico e sua execução na Igreja