Artigos

Compartilhe

Reflexão

Palavra de Ânimo ao abatido

  "Porque, chegando nós a Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito"  (2 Coríntios 7.5-6).

Todos nós, à semelhança de Paulo, estamos sujeitos às tribulações tanto na nossa vida interior quanto na nossa vida externa. No entanto, quanto maior for o sofrimento, maior será o conforto que receberemos de Deus. Paulo afirma que somos "abatidos, porém não destruídos" (2 Coríntios 4.9). Por que?

1) Porque Deus contempla o aflito e abatido de espírito e que treme da sua palavra (Isaías 66.2b). O Senhor contempla a nossa aflição e o nosso abatimento quando tomamos consciência dos nossos pecados, omissões e fraquezas ao sermos expostos à luz da Palavrade Deus, ou quando somos perseguidos. Davi afirmou com base em experiência própria: "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus" (Salmo 51.17). Estejamos certos de que o Senhor recolhe as nossas lágrimas no seu odre (Salmo 56.8).

2) Porque o Senhor habita com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o espírito dos contritos (Isaías 57.15b). Os discípulos de Jesus morrem e ressuscitam todos os dias. Paulo expressa isto de forma simples: "Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal" (2 Coríntios 4.11). Quando, abatidos, vivemos o espírito da cruz, experimentamos também o poder da ressurreição.

3) Porque "o Senhor levanta os abatidos" (Salmo 146.8). Quando Davi e os seus soldados retornaram da batalha, encontraram Ziclague, a cidade onde moravam (1 Samuel 30.1-2) "queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos". Então, "ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar" (1 Samuel 30.3-4). Abatimentoprofundo! "Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo" (1 Samuel 30.6a). Ele era o líder responsável. "Porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus" (1 Samuel 30.6b).Assumiu o comando, perseguiu os inimigos e reconquistou as pessoas e os bens que tinham sido levados. Sejam quais forem as circunstâncias, podemos sempre nos reanimar no Senhor, porque ele levanta os abatidos.

Dentre vários paradoxos da vida cristã (2 Coríntios 4.7-11), Paulo apresenta este que já mencionamos:  somos "abatidos, porém não destruídos". A expressão grega traduzida por somos abatidos é forte e significa sendo jogados para baixo. No entanto, ainda que fiquemos prostrados, não seremos jamais destruídos porque o Senhor nos contempla, ele nos vivifica e ele nos levanta. Façamos nosso o diálogo do salmista consigo mesmo:  "Porque estás abatida,ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (Salmo 42.11).

Artigo publicado originalmente no site www.ipilon.org.br.
Para reprodução, pedir autorização pelo e-mail comunicacao@ipilon.org.br
.

Leia também
Palavra de ânimo ao desamparado
Palavra de ânimo ao ansioso
Missão integral na igreja