Artigos

Compartilhe

Reflexão

Sensações certas ou erradas?

Você já teve a sensação de que algo iria acontecer e de fato aquilo aconteceu?

De vez em quando passamos por experiências assim e nos sentimos quase infalíveis. Por outro lado, às vezes também temos algumas sensações e impressões totalmente equivocadas e que nos mostram como é fácil se enganar com uma situação ou com alguém. A verdade é que às vezes acertamos e às vezes erramos em nossas sensações. Por isso, precisamos tomar cuidado para não depender totalmente delas em nossas decisões mas também não descartá-las totalmente já que, de vez em quando, elas podem dar origem à grandes ideias, e realizações muito especiais.

Como lidar com nossas sensações? Três dicas podem nos ajudar nisso.

Primeiro: Use as sensações como insights e não critério final de decisão. Se você está sentindo que determinada ação é boa e pode dar bons resultados ou então que determinada pessoa não é tão boa como parece, use isso como um insight. Faça dessa sensação um alerta, positivo ou negativo. Anote suas sensações e relembre-as de vez em quando. 

Segundo: Associe informações, novas impressões e faça uma pesquisa de campo que o ajude a entender melhor suas sensações. Em outras palavras: confirme suas sensações a partir de informações. Saia do emocional e vá para o racional. Faça perguntas, leia, avalie suas sensações de modo que elas se transformem em it ens que podem ser analisados de maneira científica. E, por fim, arrisque com a maior margem de segurança possível. Se depois de ter analisado suas sensações da maneira mais profunda possível ainda achar que deve seguir em frente e transformá-las em ações e decisões, então encare e dê prosseguimento às próximas ações decorrentes de sua sensação. Faça isso com o máximo de segurança possível, revestido de bom senso, amparado pelas ferramentas técnicas e científicas disponíveis e cheio de garra e vontade de acertar.

Não podemos confiar cegamente em nossas sensações. Mas é bem verdade que muitas delas nos serão úteis para novos planos e consequentemente vitórias e avanço. Tome os cuidados necessários e invista em suas sensações!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com 

Leia também
Tempo de decisão
Decisão ou reação, instinto ou intuição 
Decida decidir