Artigos

Compartilhe

Finanças e Contabilidade

Accountabilitty: Uma característica do líder de excelência


Na tradução literal, accountabilitty significa “prestação de contas”, mas veremos que é muito mais que isso. Segundo o especialista João Cordeiro, accountabilitty no campo corporativo significa a HABILIDADE DE AGIR E PENSAR COMO DONO DA SITUAÇÃO.

Quer ver um exemplo? Quem nunca verbalizou algumas destas famosas frases, diante de uma situação no trabalho: “Isso não é problema meu”, “Não farei isto pois não faz parte das minhas atribuições”, “Ninguém me avisou”, “Sempre fizemos assim”. Estas atitudes fazem parte de um comportamento que é antônimo de accountabilitty, a “desculpabillity”, ou seja, viver arrumando desculpas que justifiquem comodismo e falta de ação e empatia.

UM LÍDER DE EXCELÊNCIA BUSCA CONSTANTEMENTE DESAFIAR O STATUS QUO.

Todos somos capazes de desenvolver novas e melhores habilidades como líderes, e onde estamos, há sempre oportunidades para que isto aconteça. Além de buscarmos evoluções em nós mesmos (líderes) e no papel que desenvolvemos, somos responsáveis pelo progresso de outras pessoas com acompanhamentos e feedbacks.

O LÍDER DE EXCELÊNCIA se molda a cada situação com sabedoria e accountabilitty, ou seja, agindo e não reagindo.

Destacaremos 3 virtudes que são muito fortes nos princípios de um líder excelente:

1. PROATIVIDADE: Partindo do conceito accountabilitty, proatividade é não esperar ser levado pelas circunstâncias ou convocado pela equipe, pelo gestor, pelos clientes ou pelo mercado, para agir como responsável. A ação responsável faz parte do líder de excelência.

2. MÃO ÚNICA: A prestação de contas deve partir do líder em direção às circunstâncias, e não o contrário.

3. HUMILDADE: Prestar contas não é atropelar o processo do outro abaixo de você, mas sim, uma postura de respeito. Afinal, a gestão da sua equipe é sua responsabilidade e é você que está à frente. Perceber qual parte desta responsabilidade deve ser assumida por nós, em relação ao trabalho do outro, frente às diversas situações (como por exemplo, admitir um erro) é uma grande característica de um líder excelente. Orgulho e arrogância não irão combinar com esta postura.

Ser líder é complexo, e exige dedicação no protagonismo do exemplo. Conheça bem seu time, e assim, conseguirá direcionar cada um da melhor forma possível, com feedbacks genuínos e eficazes.

Pratique os princípios accountabilitty, busque analisar qualquer situação seja grande ou pequena, descobrindo a melhor maneira de lidar com ela. Assumir consequências faz com que cheguemos mais perto da excelência, pois nos desafia a encontrar soluções, e isto nos aproxima do conhecimento.

Faça o melhor, independentemente de qualquer situação. Lidere pelo exemplo, além de si, outros também se beneficiarão por esses atos.

SEJA UM LÍDER DE EXCELÊNCIA!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.

Leia também
A Igreja e a contabilidade

Informação: prestação de contas do líder
Transparência na prestação de contas da Igreja