Artigos

Compartilhe

Estratégia e Planejamento

Foco para mover


Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado
que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para
o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz,
sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele
que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, 
para que vocês não se cansem nem desanimem.
 (Hebreus 12.1-3 - NAA)

“Vivemos em uma era de riqueza de informação e pobreza de atenção”, já declarava, em 1977, o economista vencedor do Nobel – Herbert Simon. Muitas são as distrações externas e internas que atrapalham nossa capacidade de dar foco na vida. O resultado não poderia ser mais drástico: andarmos em círculos, para o lado, ou, pior, para trás. Para nos ajudar, o autor de Hebreus traz, nesse trecho (Hebreus 12.1-3), importantes recomendações sobre foco para nos proteger e nos fazer avançar a carreira que nos está proposta.

Para nos proteger, precisamos identificar e nos livrar do que rouba o foco: peso e pecado. No texto, lemos: livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós. Pecado traz o sentido de perder o padrão de Deus, desviar-se do caminho que nos conduz ao alvo, ignorar a opinião de Deus, levantar-se contra a vontade de Deus, desobedecer as instruções do Criador. Em outras palavras, pecado nos desvia do foco em Jesus. Peso, por sua vez, não é pecado, mas é tudo aquilo que traz sobrecarga, que passa da zona de equilíbrio, que paralisa, atrasa e nos faz procrastinar nossos avanços e desenvolvimentos. Pense na agenda, no trabalho, no tempo de qualidade com a família, amigos, ministério, finanças etc. Em outras palavras, peso nos impede de avançar em foco na direção de Jesus.

Para nos fazer avançar, precisamos discernir e abraçar o que inspira o foco: Jesus Cristo. No texto, lemos: olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. Olhar para Jesus nos dá perfeita direção, pois ele é a referência firme e segura para nosso coração em todas as dimensões da vida. Ele é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1.15); o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser (Hebreus 1.3); a estatura do varão perfeito (Efésios 4.13) em caráter, santidade, beleza, excelência em tudo o que pensa, fala e faz. Jesus tem os melhores pensamentos, os mais refinados sentimentos, os mais sábios conselhos, a melhor amizade. Olhar para Jesus nos livra da morte (João 3.14-15), nos faz vencer o inimigo (1 João 3.8), nos faz andar no sobrenatural (Mateus 14.25-33), nos faz correr com propósito (Hebreus 12.1-2). Jesus é nosso melhor foco.

Vamos correr com perseverança a carreira que nos está proposta, pensando naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não nos cansemos nem desanimemos. Livrando-nos do que nos rouba e concentrando no que nos inspira, certamente teremos foco para mover adiante!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Leia também